Espaços administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) estarão participando da Virada Sustentável que retorna a Salvador em 08, 09 e 10/11, com o tema “O Centro Pulsa – a vida em movimentos”. São eles: Palacete das Artes, Museu de Arte da Bahia (MAB), Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Passeio Público e Praça das Artes.
A Virada Sustentável tem o objetivo de conectar pessoas e ocupar a cidade; de pensar e propor a sustentabilidade para além do meio ambiente, com uma visão positiva e inspiradora, propondo um resgate das raízes históricas e culturais de fundação da primeira capital do Brasil e de formação da sua gente. O festival já confirmou 15 espaços, onde serão realizadas atividades culturais e de educação, palestras e rodas de conversa, oficinas de formação e capacitação, exposições, performances artísticas, apresentações de teatro, dança e circo, projeções de filmes, contação de estórias e shows, entre outras ações e projetos.
“A participação dos museus no Festival da Virada Sustentável 2019 significará maior acesso por parte do público às coleções que compõem os museus do IPAC, e também das várias possibilidades temáticas, sobretudo, as que discutem questões sociais da atualidade e que farão parte dessa programação”, informa Fátima Santos, responsável pela Diretoria de Museus do IPAC.
Como parte da programação, serão abertos, na sexta-feira (8),
nos espaços IPAC no Pelourinho – Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Museu Tempostal e Centro Cultural Solar Ferrão – pontos de coleta destinados ao Projeto Castrampinha que converte o valor arrecadado na reciclagem do material coletado para custear a castração de cães e gatos de rua (e auxílio para as famílias de baixa renda que precisam desse serviço). A campanha fica nesses espaços por um mês.
Integrando essa iniciativa, em 08/11, às 10h, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica sedia a palestra do Instituto Patruska sobre proteção e cuidado dos animais. De tarde, às 14h, é a vez da palestra do Projeto Castrampinha que visa o controle populacional de animais em situação de rua. E em 09/11, às 14h, o local promove a oficina de confecção de carteiras com reaproveitamento de embalagens tetra pak.
Em 08/11, o Solar Ferrão promove duas atividades especiais. Às 10h será aberta a exposição “Inquietude na Contemporaneidade” de autoria do artista Denisenna que fica em cartaz até 25/01/2020. No período da tarde, às 14h, acontece a abertura do Centro de Referência Emília Biancardi que contará com a palestra “Monocórdios” ministrada pela etnomusicóloga que também dá nome para a Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais em exposição permanente no local.
No mesmo prédio de funcionamento do Solar Ferrão, o LabDimus promove em 08/11, às 10h, a Oficina Encadernação Criativa. E o Museu Tempostal oferece uma oficina de pintura e materiais recicláveis com o tema “Um olhar lúdico sobre o Centro Histórico”, com alunos da Escola Municipal João Lino, em 08/11, às 10h.