O Monumento ao Cristo Nosso Senhor, no bairro da Barra, em Salvador, foi oficialmente tombado pela Prefeitura em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (29), em homenagem aos 468 anos da cidade. Na ocasião, a administração municipal também autorizou a requalificação do monumento, que é um dos principais pontos turísticos da cidade.
Segundo a prefeitura, o tombamento do Cristo traz como um dos motivos o fato de o monumento público, assim como outros na cidade, carregar em si a simbologia de pertencimento, valores e memória de determinado lugar ou grupo social.
A estátua foi indicada por traduzir-se numa obra de caráter religioso, resguardando valores da cultura local. Outro argumento, segundo a prefeitura, está na proximidade do centenário de existência da obra.
O tombamento é a segunda ação da Lei de Preservação ao Patrimônio Cultural do Município, organizada por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A primeira ação da Lei de Preservação ao Patrimônio Cultural foi o tombamento do conjunto monumental do terreiro Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe, também conhecido como Vodun Zô, localizado no bairro da Liberdade.
Segundo a prefeitura, o próximo conjunto que deverá ser regido pela legislação municipal é a Pedra de Xangô, em Cajazeiras XI, previsto para o mês de abril.