Por Berna Farias (Exclusivo)
Empreendedorismo. Para além dos demais temas e da variedade de visões e experiências apresentados, este foi o principal foco do II Fórum de Turismo de Camaçari, no litoral norte da Bahia, realizado nesta quinta-feira, 21, no Hotel Vila Galé, em Guarajuba. Promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), o evento repetiu o sucesso da primeira edição, ano passado. Tendo como tema “Seu negócio também é Turismo”, o fórum reforçou a importância do empreendimento turístico no desenvolvimento regional.
“Precisamos fomentar o empreendedorismo, porque o emprego de carteira assinada está indo embora e não volta mais”, destacou a empresária Rosemma Maluf, ex-secretária de Ordem Pública de Salvador. Integração entre diferentes atores como sociedade civil, iniciativa privada e poder público, juntamente com a qualificação e atualização dos envolvidos com a atividade turística, são fatores essenciais para o sucesso. Mas é preciso empreender. “Precisamos, em vez de dar o peixe, ensinar a pescar. Pobreza não é consequência, é incompetência”, destacou.
A força da criatividade, iniciativa e trabalho também foi a tônica da mesa redonda “Economia criativa no desenvolvimento do turismo”, reunindo o turismólogo e gestor de Projetos do Sebrae, Paulo Azevedo; a gestora de projetos criativos, Lídice Berman; e o especialista em design de produtos e conselheiro de Artes Visuais, Deo Senna. “Trazer conteúdo para a política de turismo da nossa cidade é um desafio que devemos construir e vencer juntos”, defendeu Paulo Azevedo, enquanto Lídice Berman expôs a sua experiência como empreendedora e Deo Senna, apresentou o projeto Nambá, de criação de uma identidade regional para o rico artesanato produzido em Camaçari.
Desenvolvimento sustentável
Dono de uma história de absoluto sucesso no turismo baiano, o empresário Guilherme Paulus, sócio-fundador da CVC, maior operadora de Turismo da América Latina, e fundador da GJP Hotels & Resorts, dentre outros empreendimentos de peso, foi um dos destaques do evento. Abordando o tema “Visão empresarial do Turismo”, Paulus expôs as mudanças e inovações que vêm ocorrendo no modelo de negócios do turismo e “cases” da CVC e rede GJP. “O segredo é empreender, ter cabeça de empreendedor sempre: criar e planejar, acordar cedo e dormir tarde, correr atrás e ter fé”.
Outro ponto alto da segunda edição do Fórum foi a apresentação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS – pelo prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, e pelo secretário de Turismo, Gilvan Souza, juntamente com a sub-secretária de Turismo, Lúcia Bichara, e Paulo Azevedo, do Sebrae. Souza destacou o passivo acumulado por décadas, que engessou a atividade turística. “Todos os governos se acomodaram com a receita do Pólo Petroquímico. Agora é pautar políticas municipais para o turismo e, para essa transformação da cidade, gestores e moradores são responsáveis. É uma coesão”.
Para o prefeito Elinaldo Araújo, sustentabilidade é uma possibilidade real. Ele acredita que a atração de empresas, iniciada com a inauguração do Cimatec Park e alentada pelos sinais de recuperação da economia, vai gerar um pólo industrial fortíssimo, que não vai comprometer a atividade turística. “O futuro da cidade é o turismo. O principal, que é esse litoral bonito, Deus já nos deu, e nós acertamos quando trouxemos para Camaçari a pasta do Turismo. Vamos fazer aqui o maior pólo turístico da Bahia”, comemorou.