Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos com inscrições abertas para painéis

Estão abertas as inscrições para palestras e debates gratuitos que integram a programação do Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos, realizado pela Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), no Passeio Público de Salvador, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, das 11h às 19h. O evento vai divulgar os atrativos dos 18 municípios da zona turística, dentre eles Salvador, Cachoeira e Itaparica, além de oferecer oportunidades de negócio.

O Passeio Público e área de lazer no centro histórico da capital baiana.  Foto: Divulgação

 

Ao todo, quatro painéis farão parte da Agenda Técnica do Núcleo do Conhecimento, com encontros no Teatro Vila Velha, nos dois dias de evento. No sábado (30), a partir das 14h, os temas discutidos serão “Turismo Náutico: Caminhos e oportunidades para a atividade náutica na BTS” e “Rede e governança: gerando maior competitividade aos destinos turísticos” (15h30).

 Já no domingo (1º de dezembro), o turismo náutico volta a ser assunto de discussão, às 14h, sob o viés da “Valorização dos Saberes Tradicionais na Experiência Turística”. A programação será encerrada com a participação do secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, no painel “Gestão sustentável do turismo: como crescer de forma responsável”, às 15h30.

 “As discussões trarão à tona desafios e oportunidades para desenvolvimento do turismo na Baía de Todos-os-Santos. O Prodetur é um exemplo de como fomentar o turismo náutico e cultural pensando na sustentabilidade e preservação da cultura, que é o grande atrativo para quem nos visita”, explica Franco.

 Os painéis são destinados a empresários, gestores municipais e ao público interessado. As inscrições podem ser feitas via portal do SYMPLA (https://bit.ly/festivalbts). As vagas são limitadas. A relatoria ficará a cargo dos estudantes do curso de Turismo e Hotelaria da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), que realizarão uma síntese dos principais destaques e pontos chave de cada painel.

 O festival é uma das ações do Programa de Desenvolvimento do Turismo Bahia (Prodetur), capitaneado pela Setur com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de ampliar o fluxo de visitantes e gerar empregos formais e incremento de renda para a população da Baía de Todos-os-Santos.

 Com organização do consórcio GKS/ DAVENTURA, o evento apresentará atrativos de uma das principais zonas turísticas do estado e também fomentará a geração de negócios para grupos produtivos de artesanato, gastronomia e manifestações culturais que, durante cerca de um ano, participaram de qualificação voltada à produção associada ao turismo (inserção de produtos e serviços locais na cadeia produtiva).

 

PROGRAMAÇÃO

30/11 (sábado)

14h – 15h30: Painel Turismo Náutico – “Caminhos e Oportunidades para a Atividade Náutica na BTS”

Painelistas: Leilane Moura (diretora da Bahia Marina); Márcio Luz (presidente da Federação de Vela); e Luiz Valente (CEO da Mobitur)

Mediação: Vitor Mendes (Instituto MDS)

 

15h30 – 17h: Painel Redes e Governança – “Gerando Maior Competitividade aos Destinos Turísticos”

Painelistas: Mônica Alencar (consultora e ex-vice-presidente do Conselho Deliberativo da Estrada Real); Moyses Cafezeiro (presidente da Câmara de Turismo da Baía de Todos-os-Santos); e Alexandrina Alves (Goiás Turismo e coordenadora do Roteiro Caminho de Cora Coralina)

Mediação: Rodrigo Lyra (Programa Rede de Atores da Baía de Todos-os-Santos)

 

01/12 (domingo)

14h – 15h30: Painel Turismo Cultural – “A Valorização dos Saberes Tradicionais na Experiência Turística”

Painelistas: Raquel Paz (Operadora de Receptivo Tours Bahia); Ananias Viana (Núcleo de Turismo Étnico Rota da Liberdade do Quilombo do Kaonge); e Sandro Billi (consultor italiano da Target Euro)

Mediação: Carol Chagas (diretora da  Daventura)

 15h30 – 17h: Painel Gestão Sustentável do Turismo – “Como Crescer de Forma Responsável”

Painelistas: Fausto Franco (secretário do Turismo do Estado); Enzo Arns (vice-presidente do Convention & Visitor Bureau Região das Hortências – Gramado); e Ítalo Mendes (consultor e ex-diretor de Produtos e Destinos do MTur)

Mediação: André Sá (diretor da GKS Inteligência Territorial)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *