Salvador promove, através do Pelourinho Dia e Noite, Natal inesquecível no Centro Histórico !

Dezembro no Centro Histórico de Salvador será um tempo mágico…

Tempo de se encantar com as luzes, agradecer, celebrar a chegada do Menino Deus e visitar seu presépio, de renovar a fé, cantar e se emocionar.

Tempo de dar e receber, dividir com quem tem menos, ajudar Papai Noel em seu trabalho…

E é isso que o Pelourinho Dia e Noite, programa da Secult – Secretaria Municipal de  Cultura e Turismo, vai fazer, ao promover pela primeira vez uma grande celebração natalina, com duas ações que tornarão o Natal no Centro Histórico inesquecível : o Terreiro de Papai Noel e o Concerto Eletrônico de Natal,  integrando as ações de Natal promovidas pela Prefeitura de Salvador.

De 7 a 22 de dezembro, no Terreiro de Jesus, será montado o Terreiro de Papai Noel,  um centro de doações de brinquedos novos e usados, que funcionará das 10h às 18h. Lá haverá três chalés onde ajudantes de Papai Noel receberão os visitantes.

Concertos ao ar livre fazem parte da programação cultural do Natal  no Centro Histórico de Salvador. Foto: Divulgação

 

 

No primeiro chalé haverá o Baú do Papai Noel, onde serão recebidos os brinquedos doados; no segundo chalé vai acontecer a Baladinha do Papai Noel com música eletrônica infantil; e no terceiro terá uma oficina onde as crianças que estiverem doando poderão escrever cartinhas para a criança que for receber o presente doado. Mais tarde elas receberão pelos Correios a resposta da criança que recebeu o presente. A ideia é conectar as duas crianças. E o melhor, nada virtual, tudo feito com papel, caneta e carinho.

Ao redor, no Cruzeiro do São Francisco, será montado pela Prefeitura do Salvador um presépio iluminado e no Terreiro de Jesus uma árvore de Natal de oito metros de comprimento e, surpresa ! Vai acontecer a eleição do Papai Noel do Pelô.

Ah! Sim ! O Pelourinho vai ganhar um Papai Noel do seu jeitinho e quem vai escolher o vencedor são as crianças que doarem os presentes.

E Salvador ganhará seu Papai Noel 100% soteropolitano.

Provocação criativa 

 O Pelourinho Dia e Noite lançou a ‘provocação criativa’ aos artistas dos ateliês e galerias do Centro Histórico de conceber um Papai Noel com a mesma magia daquele lá do Polo Norte, mas com o “tempero” do Pelô. Foram 11 os participantes que primeiro apresentaram os esboços das suas ideias. Três foram selecionados e receberão uma verba de R$ 8 mil para realizar seu Papai Noel em linguagem de instalação, que será colocado na praça para visitação e votação das crianças. No dia 22 de dezembro o vencedor será anunciado e receberá uma complementação no valor de R$ 2mil.

No último dia 22 o artista plástico e cenógrafo Euro Pires e o artista plástico Guache Marques, sob a coordenação da diretora de Gestão do Centro Histórico  Eliana Pedroso, se reuniram para a análise dos projetos. Foram observadas as regras preestabelecidas para a ‘provocação criativa’,  como a diversidade da linguagem plástica e a  adequação da proposta ao público infantil, e os artistas/ ateliês que tiveram seus trabalhos eleitos foram :

1.Cabuloso Atelier de Arte e Cultura – responsável: Marcos da Silva Costa

2.Atelier Vanderdesigner – responsável: Vanderlei de Oliveira

3.Atelier Menelaw Sete Pinturas – responsável: Menelaw Sete

Música para celebrar

O Concerto Eletrônico de Natal – Paul McCartney a Mozart – será realizado de 19 a 22 de dezembro, às 19h, no prédio da  Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus – Salão Nobre e janelas – a partir da apresentação de um concerto especialmente preparado pelo maestro Ângelo Rafael, e que reunirá numa mesma apresentação,  a OCSal – Orquestra de Câmara de Salvador, o Coral Ecumênico da Bahia, o DJ Thiago Pugas e o teremista Fabio Luna, todos integrados realizando o espetáculo. Um teremista toca o teremim, primeiro instrumento eletrônico criado no mundo, em 1928, pelo inventor russo Léon Theremin.

Com cadeiras para abrigar a plateia, o Concerto Eletrônico de Natal tocará de Paul McCartney a Mozart, de Gilberto Gil a Villa Lobos. Tudo sob a regência do maestro Angelo Rafael, com iluminação cênica de Irma Vidal e produção de Simone Carrera.

“Fazer no Centro Histórico um Natal com muita arte e identidade, como parte do belo Natal que está sendo realizado pela Prefeitura de Salvador em toda a cidade. Estimular o soteropolitano a ir ao Centro Histórico para doar brinquedos e desfrutar da cultura local, dos  monumentos, do rico polo gastronômico, das lojinhas, galerias e ateliês é o que desejamos”, afirma Eliana Pedroso, diretora de Gestão do Centro Histórico, que assina a coordenação artística do Natal do Pelourinho Dia e Noite.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *