Países da Europa Oriental crescem como destinos visitados no continente

Durante os primeiros oito meses de 2019, as viagens de ‘outbound’ da Europa aumentaram 2,5%, sendo que foi na Europa Oriental que estás registaram uma taxa de crescimento mais alta.

Contudo, segundo o World Travel Monitor® da IPK, este crescimento verificado nestes primeiros oito meses é inferior ao crescimento de 5% registado no período homólogo do ano passado e menor do que a média global, que se situa nos 3,9% de aumento. As primeiras análises de tendência do World Travel Monitor® da IPK preveem um maior crescimento nas viagens de ida e volta da Europa para 2020.

Observando os mercados da Europa, é notável o crescimento acima da média nos países da Europa Oriental, que foi muito superior ao da Europa Ocidental. Durante os primeiros oito meses de 2019, as viagens de ida e volta da Rússia aumentaram 7%, da Polônia 6%, e da República Checa 5%. Em comparação, as taxas de crescimento dos mercados de fontes da Europa Ocidental foram significativamente mais baixas. As viagens de saída da Alemanha aumentaram 2%, assim como as da Holanda e da Suíça.

No que diz respeito às escolhas de destino, durante os primeiros oito meses de 2019, as viagens à Europa tiveram um melhor desempenho com mais 3% do que para a Ásia, que teve um crescimento de 3%. As viagens de longo curso de europeus à América, que nos últimos anos haviam subido um pouco, estiveram novamente em alta com um aumento de 3%.

Depois de estagnado no ano passado, Espanha, o destino de férias mais popular da Europa, conseguiu novamente um pequeno crescimento de 1%. No entanto, os destinos com melhor desempenho durante os primeiros oito meses do ano foram sobretudo a Turquia, Portugal e Grécia. Com uma subida de 4%, a Alemanha também registou um aumento acima da média nos visitantes da Europa. Por outro lado, o Reino Unido registou novamente uma queda nos visitantes, com menos 5%.

Quanto ao tipo de viagem, as viagens de lazer aumentaram 3% durante os primeiros oito meses de 2019. Porém, os ‘city-breaks’ tiveram um aumento de 7%, tendo sido sete por cento o maior impulsionador do crescimento no mercado de férias, seguidos pelos cruzeiros e férias no campo, que cresceram 5%. As férias de sol e praia, ainda o tipo mais popular de férias, registaram um crescimento de 2% no mesmo período.

O World Travel Monitor® é baseado nos resultados de entrevistas representativas com mais de 500.000 pessoas em mais de 60 países em todo o mundo. Fonte. Publituris: Foto: Rússia, divulgação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *