Guarujá (SP) aprova regras de segurança para prática turística

A data 4 de dezembro de 2019 ficará marcada em Guarujá como exemplo da força de união, mobilizada por diferentes atores, com o propósito comum de promover o turismo como vetor do desenvolvimento sustentável. Isso por que, após quatro longos anos batendo de porta em porta, em busca da regulamentação da prática de esportes como voo livre, rapel, escalada, parapente, entre outros, Cleber Mesquita, nativo proprietário da agência de viagens Guarujá Radical Turismo e Aventura, agora pode comemorar.

“Em 2015, comecei minha peregrinação no Rio de Janeiro, em Brasília e Minas Gerais, só para reunir informações e fundamentar uma proposta para a adoção de medidas legislativas que pudessem garantir segurança à prática de esportes radicais em Guarujá”, lembra.

Destino de sol e praia, Guarujá também é visitado por quem pratica turismo de aventura e ecoturismo. Foto: Divulgação.

 

Temendo acidentes, em decorrência da possível chegada de concorrentes desleais, Mesquita recorreu à pasta da Secretaria de Turismo do município, na época (2017) ocupada por Tais Margarido. “Fui muito bem recebido, mas em seguida houve mudança no secretariado e, desde então, os documentos protocolados não resultaram em nada. Isso me deixou desanimado”, conta.

Como membro do Guarujá Convention and Visitors Bureau (GCVB), no início de junho, Mesquita comentou sobre seu desalento e recebeu como resposta da presidente da entidade e advogada, Maria Laudenir Cardoso Soares de Oliveira – a Lau, uma voz de incentivo e prontidão na mobilização de outras forças da sociedade civil organizada, como a ACEG – Associação Comercial e Empresarial de Guarujá, sob a presidência de Jairo Francisco Nobre.

“Além de ser um pleito justo, sob a ótica das boas práticas comerciais, a regulamentação é fundamental para manter a excelência de qualidade dos serviços turísticos em nosso município”, argumentou Lau durante audiência, que foi realizada em 3 de junho de 2019, no gabinete do vereador e líder do governo Antonio Fidalgo Salgado Neto, conhecido como Toninho Salgado.

Seis meses e um dia após aquela audiência, Salgado, que também é presidente da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei de sua autoria – o qual estabelece regras de segurança para a prática do turismo de aventura e ecoturismo em Guarujá. “Uma conquista que abre caminho para outras”, comemoram os associados do Visite Guarujá (marca promocional do GCVB).

De acordo com Salgado, a iniciativa legislativa também contou com o apoio do secretário de Turismo, Marcelo Nicolau; secretário adjunto de Turismo, Fábio Santos; secretário adjunto de Educação, Esporte e Lazer, José Galvão; e, dos vereadores Raphael Vitiello e Sérgio Santa Cruz.

“A regulamentação atrairá mais demanda turísticas para Guarujá na próxima temporada. No mínimo, 20%”. Assim prevê o agente de viagens que, além de rapel, oferece passeios nas trilhas Saco do Major, Praia Branca e, da Praia Branca, à Praia de Comburi.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *