Marcos Martins
Companhias aéreas e aeroportos da China estão migrando para um outro nível de serviços e tecnologias na indústria da aviação. As transportadoras passam a adotar inteligência artificial e automação para fornecer uma experiência de autoatendimento personalizada para os passageiros. De acordo com a pesquisa da Sita, chamada 2019 China IT Insights, as empresas apostam nessas tecnologias para expandir serviços móveis e automatizar a jornada.
Um dos destaques é a inteligência artificial. A pesquisa China IT Insights revela que 88% das companhias aéreas e aeroportos planejam avanços em pesquisa e desenvolvimento em tecnologia até 2022 e estão focados em agentes virtuais e chatbots. Esse investimento é um resultado da demanda dos passageiros.
A pesquisa mostra ainda que 64% deles gostariam de ter um concierge de viagem digital. Enquanto isso, quase metade (43%) das companhias aéreas na China tem serviços de atendimento ao cliente por chatbot orientados por inteligência artificial. De acordo com a demanda dos passageiros e disponibilidade das aéreas, os investimentos devem crescer nos próximos anos.
USO DO CELULAR
Os serviços móveis são vitais para atender às demandas dos passageiros da China e, até 2022, todas as companhias aéreas e 93% dos aeroportos planejam investimentos neles. Serviços como ofertas de companhias aéreas, check-in e notificações de status de voos via celular já são fornecidos por todas as companhias aéreas. Um quinto também está usando celulares para vender jornais, revistas e serviços streaming para os passageiros.
Os aeroportos também estão investindo em serviços móveis para oferecer uma experiência mais personalizada aos passageiros. Os serviços, incluindo o de notificações sobre status de voo e aeroporto, e gerenciamento de relacionamento com clientes estão bem estabelecidos e são oferecidos por até 81% dos aeroportos.
Além de manter o passageiro informado e conectado via celular, os aeroportos da China também facilitam os pagamentos móveis. Cerca de três quartos deles permitem que os passageiros comprem serviços aeroportuários e façam pagamentos via celular. Este serviço personalizado se confirma como uma ferramenta vital para os passageiros da China.
O relatório destaca que a tecnologia blockchain (plataforma de banco de dados) é outra área importante de investimento para as companhias aéreas. Hoje, apenas 24% utiliza a tecnologia, mas isso deve saltar para 80% até 2022, estando de acordo com as tendências e compromissos recentes no país. Fonte: Panrotas.