Licio Ferreira
De 20 a 25 de Fevereiro (quinta a terça-feira), as ruas de Salvador estarão fervendo, em pleno Carnaval, com milhares de pessoas se divertindo ao som dos trios e dos blocos pelos quatro circuitos oficiais da folia momesca: Dodô (Barra-Ondina); Osmar (Campo Grande); Mestre Bimba (Amaralina); e Batatinha (Pelourinho).
Já anunciado pela Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), o calendário de festas esse ano vai proporcionar a baianos e turistas um pré-carnaval movimentado com Fuzuê, Furdunço e Pipoco. Esses eventos acontecem, normalmente, em um final de semana, antes do Carnaval, mas ainda não possui data definida. O que está garantido é o acesso gratuito para todas essas festas.
Tanto o Fuzuê quanto Furdunço e Pipoco vão utilizar de um único circuito: Orlando Tapajós, que vai do Clube Espanhol até o Farol da Barra.
PREVISÃO
Durante as festividades, o carnaval de Salvador vai gerar algo em torno de R$ 1,8 bilhão. A informação já foi divulgada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Esse valor, inclusive, foi calculado juntamente com os setores de hotelaria, bares e restaurantes, em uma conta válida para os oito dias de festa.
Segundo o levantamento, os turistas de outros estados do Brasil gastam, em média, R$ 5 mil por pessoa, seguidos dos estrangeiros, com uma média de R$ 3,3 mil e, por fim, os baianos, com um valor de R$ 1,8 bilhão. Os números prevêem um crescimento de 3,3% na movimentação econômica da cidade, em relação ao ano passado.
OCUPAÇÃO
O presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Sílvio Pessoa, disse, através e-mail, que tem expectativa de que a cidade repita os anos anteriores “com 100% de ocupação dos hotéis localizados nos circuitos do Campo Grande e da Barra; e de 90 a 95% dos leitos dos hotéis que ficam fora da folia oficial”. Silvio Pessoa lembrou que: “60 % dos turistas ficam em casa de amigos e parentes; 10% adquirem pacotes de aluguel de temporada; enquanto 30% deles se hospedam em hotéis”.
Otimista como sempre, o presidente da Fecomércio-Bahia, Carlos Andrade disse, por telefone, que o trade turístico deve conquistar bons lucros durante o período carnavalesco. “A cidade melhorou muito, em todos os aspectos, e os governos municipal e estadual mostram uma preocupação especial em oferecer aos turistas tudo o que temos de melhor. Entendo que esse ano nós vamos bombar!”
ESTIMATIVA
Mesmo não sendo muito afeito à futurologia, o presidente da Salvador Destination, Roberto Duran lembrou que Salvador foi seriamente prejudicada, nos últimos anos, quando perdeu nove (9) grandes congressos após o fechamento do Centro de Convenções da Bahia (CCB). “O prejuízo ficou em torno de R$ 1,5 bi. Ciente de que teremos até o final deste ano, cinco (5) eventos de grande porte na cidade, mas nem todos igual aos que foram perdidos. Estimo uma receita em torno de R$ 500mi até o final do ano”, revelou.
Presidente da ABAV-Bahia, Jorge Pinto dirige sua expectativa no fato da cidade do Salvador ter sido colocada na moda e que surpreenda a todos. “Além da divulgação das feiras da Espanha, Fitur, que acontece nessa semana, temos, ainda, nossos operadores, divulgando em Portugal a nossa cidade. A feira, por lá, começa na próxima semana”. Em recente entrevista na mídia, o presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Luiz Henrique do Amaral, prevê “um aumento na comercialização de alimentos e bebidas em torno de 8% a 10% em relação ao ano passado”. Com essas expectativas as chances de sucesso estão praticamente confirmadas! Fonte: Tribuna da Bahia.