Por Rayllanna Lima
Um domingo diferente de muita alegria, descobertas e surpresas. Foi assim que a funcionária pública Tereza Sampaio, de 47 anos, definiu sua visita ao Zoológico de Salvador, no bairro de Ondina. Acompanhada por seus filhos e netos, ela conheceu espécies de animais que nunca havia visto, como zebras, capivaras, girafas e jacarés.
“Confesso que nunca tive tanto contato com a natureza assim. Vi de perto um lobo-guará, nunca imaginei. Está sendo incrível. Vim para fazer um passeio diferente com a família e acabei um lugar que, com certeza, voltarei mais vezes. E o principal de tudo é que as crianças amaram, ficam encantadas vendo os animais. Aprendizados para todos”, contou.
Centro de referência na preservação dos animais silvestres ameaçados de extinção e pertencentes à fauna brasileira, o zoológico da capital baiana mantêm sob seus cuidados aproximadamente 1,4 mil animais, divididos em 134 espécies, sendo 88% brasileiras. São 56 espécies de aves, 45 de mamíferos e 31 de répteis. Cerca de 40 estão ameaçadas de extinção em seu ambiente natural.
“É um passeio para toda a família. Algo que a gente tem na nossa cidade e nem todo mundo valoriza. Desde que passou por reforma está realmente muito lindo, você entra e até esquece que está em Salvador”, contou o motorista Gilvan Filho, de 38 anos. “Estou me sentindo na selva africana”, completou sua filha, Clara, de 17 anos, enquanto admirava zebras.
Com todas as atividades gratuitas, o Zoológico de Salvador está promovendo uma série de atividades educativas durante o verão. Além de conhecer as espécies, o visitante é convidado a se informar sobre os hábitos de cada animal e sobre como fazer uma visita responsável, por meio do Aprendendo no Zoo.
Essas atividades estão sendo realizadas de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. Uma novidade é o Zoo Norturno, quando grupos entre 15 a 25 pessoas podem visitar os animais com hábitos noturnos e conhecer um pouco mais sobre suas atividades durante a noite. A primeira tour desse programa este ano foi realizada na última terça-feira (28), com 18 pessoas, entre jovens, crianças e adolescentes.
“Sempre ficamos muito ansiosas para iniciar o Zoo Noturno. E esse grupo que deu início a programação foi muito bom, porque todos pareciam bem empolgados com o passeio. Com certeza puderam conhecer melhor as atividades desenvolvidas no zoológico e observar de perto algumas espécies de hábito noturno”, disse a coordenadora do setor de Educação Ambiental, Laís Ramos.
Fora da programação especial de verão, baianos e turistas podem visitar o equipamento de terça a domingo, das 8h30 às 17h. As visitas em grupo devem ser agendadas pelo telefone (71) 3116-7954.
*Fonte: Tribuna da Bahia