Por Juliana Monaco
O Carnaval de São Paulo vem em linha ascendente ano após ano. A grande maioria dos estudos aponta a capital paulista como destino número um para o período de folia. Boa notícia para o comércio. Em 2020, o feriado deve movimentar cerca de R$ 906 milhões no comércio e nos serviços, como bares, hospedagem, farmácias, fantasias e ambulantes, de acordo com a FecomercioSP. No ano passado, essa cifra foi de R$ 720 milhões. Em relação ao comércio varejista, a projeção é de alta de 5% para as vendas em fevereiro, com os segmentos de supermercados e vestuário apresentando elevações de 2,5% e 6%, respectivamente.
“O número recorde de blocos deve levar a cidade ao topo da lista do maior Carnaval de rua do Brasil. É uma conquista importante para a cidade, pois está sendo consolidada como destino de Carnaval o que São Paulo sempre foi essencialmente ‘exportador’ de turistas. E, com eles, vêm recursos para comércio e serviços, dando um ritmo mais forte à economia num período considerado mais fraco no município”, afirma a presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui.
O levantamento da FecomercioSP, no entanto, mostra que a média de preços estará 2,58% acima da inflação do que há um ano. Os itens que mais apresentaram aumento nos preços foram a carne (27%), o etanol (8,18%) e os lanches (4,17%). Por outro lado, os valores de refrigerantes e águas caíram 5,88% e da cerveja, 4,11%.
*Fonte: Panrotas