Brasil começa a descobrir o turismo das grutas e cavernas (Espeleoturismo)

No mundo, existem oitocentas cavernas que são visitadas anualmente por trinta milhões de pessoas. Um número bastante significativo. Os amantes por essa atividade buscam novidades e atravessam continentes para conhecer novas grutas e cavernas.

Os amantes por essa atividade buscam novidades e atravessam continentes para conhecer novas grutas e cavernas. Foto: Divulgação

 

O Brasil tem três mil e duzentas cavernas catalogadas, embora somente cem estejam abertas aos turistas. As cavernas mais visitadas do país estão na região do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), localizado no sul do Estado de São Paulo. Mas, desse número total, dez por cento delas estão na Bahia e a Eco Valley é a operadora certificada para mostrar essas belezas raras ao mundo. Baseados na região de Barreiras, a empresa oferece passeios e expedições inesquecíveis para São Desidério, em cavernas, grutas, abismos, sumidouros, surgências e ressurgências dignas de cartões-postais.

É um mundo subterrâneo com rios, vida própria e resquícios de civilizações passadas com inscrições rupestres, como se pode ver na área do sítio arqueológico. A grandeza do que está abaixo da terra tem despertado a curiosidade de turistas a cada dia, mexendo com a imaginação e a emoção, pois é impossível não se deslumbrar ao entrar na Gruta da Sopradeira ou andar entre o labirinto de cones da Gruta Bacupari, ou ainda sentir uma sensação de paz ao entrar nas águas da Gruta do Catão, com cerca de cinquenta metros de largura por sete de altura, com somente duzentos metros de extensão totalmente iluminada pela luz natural.

Sendo um dos muitos braços do ecoturismo, o turismo de espeleologia nos dá, além da possibilidade de reconexão com o mundo natural, conhecimento e a consciência de nosso papel nesse planeta.

Na região de São Desidério, há também passeios encantadores sobre a terra, como o Caminhos da Beleza, com o paredão de pedra do Santo e da Palmeira e o alambique do Sr. João, onde é possível degustar a verdadeira cachaça caipira e ainda poder conhecer a vida simples de quem vive nos povoados do sertão baiano.

Quem leva

Com sede na cidade de Luís Eduardo Magalhães, a Eco Valley Bahia é operadora pioneira em ecoturismo no oeste baiano. Suas expedições têm foco na segurança e sustentabilidade e oferecem experiências únicas e personalizadas de turismo de natureza e aventura em destinos do Norte e Nordeste do Brasil.

Além disso, a operadora conta com frota própria e uma equipe de guias formados e experientes para a realização de roteiros diferenciados, incluindo atividades como observação de aves, rapel e rafting. A Eco Valley Bahia também é filiada ao CADASTUR, ABETA e licenciada pela NATURATINS para operar nas Unidades de Conservação no Tocantins.

Mais informações: www.ecovalleybahia.com

*Fonte: Diário do Turismo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *