A Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, subiu para o 2º lugar no ranking estadual de avaliações online sobre as atrações turísticas de Santa Catarina. Os dados são da Reviewr, start-up de gestão de comentários e avaliação online, que, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), emitiu um relatório completo sobre a reputação dos principais pontos turísticos do Estado. Em outubro de 2019, antes da reabertura, que aconteceu em 30 de dezembro, a Ponte Hercílio Luz ocupava a 23º posição. A pesquisa foi dividida em três segmentos: atrativos turísticos, gastronomia e hospedagem.
Desde que o principal cartão postal dos catarinenses foi reaberto ao público, em 30 de dezembro de 2019, a percepção dos moradores e visitantes sobre mudou consideravelmente. Inaugurada em 1926 e fechada para reformas desde 1991, a ponte foi reaberta após 28 anos. A população, que tinha uma visão pessimista sobre a obra, passou a fazer comentários positivos e de apoio à preservação da primeira ligação entre a Ilha de Santa Catarina e a região continental.
Em julho de 2019, a ponte recebia elogios referentes a sua beleza, porém era extremamente criticada pela questão que envolvia os recursos públicos destinados para a obra. Os comentários tecidos eram: “que a ponte era velha”, “uma vergonha” e “que deveriam derrubá-la”. A principal palavra negativa mais utilizada era “dinheiro”, seguido de “derrubada”, “público” e “vergonha”.
Em janeiro 2020, os dados confirmam que a situação modificou por completo, de acordo com o relatório. O monumento passou a receber mais elogios do que críticas. Adjetivos como “linda”, “cartão-postal” e “maravilhosa” passaram a ser utilizados pelos usuários das páginas analisadas. As críticas caíram consideravelmente e as palavras negativas praticamente desapareceram das redes sociais e demais plataformas. Constatou-se que, até dentro de reviews negativos, os internautas ainda elogiaram a ponte.
Aumento no número de comentários
Os gráficos comprovam o crescimento no volume de reviews recebidos pela Ponte Hercílio Luz após a reabertura ao público. Anteriormente, a ponte recebia em média 130 a 160 comentários por mês. Em janeiro, o volume foi de 1.491 avaliações, um crescimento de 800%. Também foi constatado o aumento no número de comentários positivos frente a negativos e neutros. É possível afirmar que, atualmente, a ponte está entre os principais atrativos de Santa Catarina.
Quando analisada a evolução mês a mês, com notas consolidadas, comprova-se novamente que a reputação da ponte melhorou. Em janeiro de 2019, a nota consolidada foi de 8,61, depois cresceu para 9,28 em agosto, e caiu para 8,77 em setembro e, por último, 8,71 em outubro. Em novembro, voltou a subir alcançando 9,02 e chegou ao pico em dezembro, o mês da reabertura, com 9,84. Em janeiro, a nota se manteve acima de 9,50, fechando o mês com 9,64, um resultado extremamente positivo, dentro do ranking da Reviewr.
Outro dado relevante mostra que, há quatro meses, a Ponte Hercílio Luz aparecia em 23º lugar, no ranking estadual, em quantidade de comentários recebidos. Atualmente, após a reabertura, ela está em 2° lugar, atrás apenas do Mercado Público, também em Florianópolis. Na sequência, aparece o Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, com a 3ª colocação.
A pesquisa considerou o período de 1° de julho de 2019 e 29 de fevereiro de 2020, antes e depois da reinauguração da Ponte Hercílio Luz. Os sites de interação pesquisados, chamados de fontes de reviews e dados são o Google Meu Negócio, Trip Advisor, Facebook, Foursquare e Yelp.
A Diretoria de Estudos e Inovação é a nova estrutura criada na Santur para realização de pesquisas, coleta, monitoramento e inteligência de dados do setor turístico. Em parceria com diversas entidades e empresas de tecnologia, visa fomentar a inovação e a criação de soluções para os problemas do setor.