A IATA indicou que o crescimento de tráfego aéreo a nível mundial ficou em 2,4% em RPK (passageiros x quilômetros voados) em Janeiro, assinalando que é o mais fraco desde Abril de 2010, quando da crise das cinzas vulcânicas na Europa.
A informação da IATA mostra que ainda assim Janeiro foi mais um mês de melhoria do aproveitamento dos aviões, com uma subida da taxa média de ocupação em 0,6 pontos, para 80,3%, uma vez que o crescimento em 2,4% ocorreu face a um aumento de capacidade (em ASK, do inglês para lugares x quilômetros voados) de apenas 1,7%.
A mesma informação mostra que as companhias europeias tiveram um crescimento do tráfego menor que a média mundial, em 1,6%, mas uma subida mais forte da taxa de ocupação, que aumentou 1,7 pontos, para 81,6%, até porque foram as únicas a tirarem capacidade do mercado, reduzindo-a em 0,5%.
As companhias da Ásia e Pacífico e as da América Latina foram as que tiveram os crescimentos de tráfego mais fracos do mês, em 0,4%, que no primeiro caso redundou numa quebra da taxa de ocupação em 1,5 pontos, para 79,9%, enquanto no segundo não impediu uma subida de 0,3 pontos, para 82,6%, que foi o nível mais elevado do mês.
*Fonte: PressTUR