A campanha é uma ação de apoio à sustentabilidade econômica de todos os setores da economia que dependem do adiamento (quando a primeira reação do cliente pode ser cancelar). No setor de Viagens e Turismo, segundo a Abav, “o consumidor que adia sua programação para o futuro garante sua segurança e ainda colabora com essa indústria, que tem grande peso na economia nacional e mundial, englobando atividades como restaurantes, hospedagens e similares, transportes de passageiros, agências de viagens, cultura e lazer”.
“A campanha não é uma ideia nova, as redes sociais já foram tomadas por ela de forma desordenada, o que propus à Abav foi uma voz única, que pudesse chegar a todos os consumidores e a todos os setores. Não ouso me apropriar dessa comunicação porque ela já é de todos e para todos, e a Abav concordou que seja desta forma. Se há a possibilidade de unirmos forças, esse momento é agora, porque estamos todos, profissionais e consumidores de todas as áreas com o mesmo foco: proteger-nos e continuar nossa subsistência como pessoas, nação e economia nos próximos meses”, afirma Sheila Nassar, CEO da Vertebratta.
“As agências de viagens e operadoras de Turismo têm sido incansáveis no atendimento aos clientes que, com toda razão, não se sentem seguros em viajar neste momento. Eles nos confiaram a organização e o planejamento das suas viagens e é nosso papel garantir essa entrega, e da melhor forma que sabemos. Vamos vencer o Coronavírus e ultrapassar essa crise, como já fizemos tantas outras vezes. Ela vai passar, com certeza, e vamos seguir saudáveis e realizando sonhos”, completa a presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar.
De acordo com dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) o setor de Viagens e Turismo gerou um faturamento de R$238,6 bilhões em 2019 e emprega formalmente cerca de 2,9 milhões de pessoas no Brasil. Segundo a WTTC (World’s Travel and Tourism Council), o setor é responsável por empregar 319 milhões de pessoas ao redor do mundo. Em 2018, sua contribuição ao PIB mundial foi de aproximadamente 10,4%, com uma soma de US$8,8 trilhões. Só no Brasil, a estimativa dessa contribuição para o PIB foi de 8,1%.
A campanha Adia! disponibilizará o selo e todo o material de divulgação a todos os setores interessados. Para usar o selo é só baixa-lo neste link.