A presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, fez um pronunciamento nesta segunda-feira (16) definindo algumas medidas protetivas para evitar o avanço do coronavírus e ao mesmo tempo garantir o abastecimento dos 26 países membros.
A chanceler disse que os países estão tomando ações para diminuir e velocidade de contaminação, mas que as medidas só serão efetivas se coordenadas. Daqui em diante, o esquema funcionará em duas frentes: proteger as pessoas do avanço do vírus e ao mesmo tempo garantir que se mantenha o fluxo de abastecimento de alimentos e itens essenciais. Para isso, foi criado o que se chama de green lanes (faixas verdes) para que o transportes de remédios, bens perecíveis e comida continuem circulando com rapidez.
“Quanto menos se viajar, melhor nós poderemos controlar o vírus” disse ela. Por esse motivo, as viagens não essenciais serão interrompidas por 30 dias e esse prazo poderá ser estendido caso necessário. As exceções são para residentes da União Europeia e seus parentes diretos, diplomatas e também médicos, enfermeiros e pesquisadores que estejam trabalhando no combate à epidemia.
*Fonte: Viagem