Por Carina Monteiro
Portugal vai suspender a partir das 24h desta quinta-feira, dia 19, todos os voos internacionais para fora do espaço da União Europeia (UE), à exceção dos voos para os países extra-comunitários onde há uma forte presença de comunidades portuguesas (Canadá, Venezuela, África do Sul e EUA); e dos países de língua oficial portuguesa. Para o Brasil, só serão permitidas as rotas para o Rio de Janeiro e São Paulo.
O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, António Costa, numa conferência de imprensa de balanço do Conselho Europeu. Segundo António Costa, a reunião do Conselho Europeu abordou dois temas principais. O primeiro relacionado com medidas que respondam à necessidade de evitar uma crise econômica profunda na UE, com a Comissão Europeia a anunciar que amanhã na reunião de ministros do Trabalho serão discutidas medidas para acelerar o processo de criação de um mecanismo de reasseguro europeu dos subsídios de desemprego, por outro lado medidas de apoio às empresas para limitar o recurso ao lay off.
O segundo ponto abordado pela Comissão Europeia esteve relacionado com a gestão das fronteiras internas e externas. Desse ponto de vista, foi “reafirmado por todos o princípio da liberdade de circulação no seio da UE e a não existência de decisões unilaterais”.
Quanto às fronteiras externas, “foi estabelecido com base nas linhas da Comissão Europeia, a possibilidade de se estabelecer restrições nos próximos 30 dias. Essas restrições serão introduzidas com várias especificidades nos diferentes Estados Membros”, afirmou António Costa (foto).
A Comissão Europeia acordou ainda “uma maior articulação entre todos no esforço de repatriamento de cidadãos nacionais que estão em países terceiros, e que, por via do cancelamento de voos internacionais, tem tido dificuldade em regressar aos seus países”. Portugal já repatriou 408 portugueses dos mais diversos países.
*Fonte: Publituris/PT