Da Redação
Apesar de ter registrado taxa de ocupação em torno dos 70%, o Salvador Express Praia Hotel, da capital baiana, suspenderá suas atividades a partir de 31 de março, proporcionando mês de férias aos integrantes do seu quadro de funcionários. A informação foi adiantada esta manhã por dirigente da unidade hoteleira localizada no bairro de Amaralina, à beira mar, ao Portal Turismo Total.
Por sua vez, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia segue, diariamente, ouvindo os associados por todo o estado da Bahia dando suporte institucional, orientando quanto aos procedimentos de prevenção do novo coronavírus (COVID-19) e no auxílio na negociação com os sindicatos. Conforme a ABIH-BA, a situação é grave, alguns hotéis já começaram a suspender as suas atividades e, se não tivermos um apoio governamental, sobretudo do Governo Federal, ficará ainda pior com o verdadeiro colapso na hotelaria baiana – impactando milhares de famílias.
Com o objetivo de evitar cancelamentos de contratos de trabalho em larga escala e o fechamento de hotéis, a ABIH-BA tem solicitado o apoio dos Governos Federal e Estadual e dos municípios situados nas zonas turísticas do Estado, bem como de bancos de desenvolvimento, privados e apoio institucional dos mais diversos segmentos.
“O setor de hotelaria é responsável por gerar emprego e renda para milhares de pessoas e com os fechamentos que estão ocorrendo, não haverá capital de giro suficiente para suprir todas as demandas trabalhistas que poderão existir. É extremamente importante haver uma flexibilização dos sindicatos nas negociações, considerando que a finalidade de evitar as rescisões de contrato de trabalho e que o empregado fique seguro de que, passada a crise, volte a ter seu emprego de volta”, pondera Luciano Lopes, presidente da entidade.
“A ABIH-BA continua disposta e aberta a unir forças para que juntos possamos superar essa fase e fortalecer o setor”, concluiu.