Por Benneh Amorin
A economista Lúcia Bichara, nomeada pelo prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, tomou posse, ontem (01/04), como a nova secretária de Turismo do Município (Setur). Ela que atuava como subsecretária, substituiu Gilvan Souza, que voltou para a Câmara de Vereadores. O prefeito informa que a nomeação de Lúcia Bichara, visa dar continuidade às ações já implementadas pela secretaria, especialmente no que tange à promoção do destino Costa de Camaçari.
A nova titular da Setur agradeceu a confiança do prefeito Elinaldo e a parceria do ex-secretário, Gilvan Souza. “Será um grande desafio, principalmente após essa crise mundial. Mas, temos certeza que cumpriremos a missão e daremos continuidade às ações iniciadas por Gilvan, que será um grande reforço na Câmara de Vereadores para mostrar o quanto a atividade de turismo é forte no município. Será uma transição de continuidade, fortalecida pela relação de parceria e amizade”, afirmou.
Na oportunidade, Lúcia e o seu antecessor reforçaram a importância do amparo ao trade com pacotes econômicos e de isenções. “Colocamos o turismo na pauta econômica do município. E agora, nesse momento de crise não será diferente. Continuamos defendendo que esse é o setor mais promissor para a cidade, que agrega autônomos, técnicos, informais e grandes empresários. Camaçari está fazendo um grande trabalho de base, que será fundamental para retomada do crescimento da nossa economia”, disse Gilvan Souza.
O prefeito destacou que, “esse é um momento de consenso, tendo como prioridade o bem-estar da população e do município e por isso nós definimos, de maneira harmônica, o nome de Lúcia Bichara para manter a nossa secretaria”. Lúcia, que entrou na administração municipal como coordenadora de turismo há cerca de dois anos, assumiu posteriormente, no início do ano passado, o cargo de subsecretária, com a criação da Secretaria de Turismo do Município de Camaçari (Setur).
úciUma de suas ações, ainda como coordenadora de Turismo de Camaçari, foi criar um nome para o principal destino do município, que são os seus 42 kms de praia, de Vila de Abrantes até Itacimirim, instituindo Costa de Camaçari. Outra iniciativa foi a criação do Fórum de Turismo de Camaçari, que no ano passado foi realizado, pela segunda vez, com o objetivo de qualificar e orientar os pequenos e médios comerciantes, sobre questões como gestão, atendimento, etc. Essas duas edições contaram com nomes exponenciais do turismo brasileiro, como o saudoso secretário de Turismo da Bahia, Paulo Gaudenzi, e o presidente da CVC Turismo e GJP Hotels & Resorts, Guilherme Paulus..
A nova secretária de Turismo de Camaçari tem longa trajetória no setor na Bahia, tendo iniciado sua carreira na antiga Bahiatursa, participando da criação do Planejamento Estratégico de Turismo da Empresa para o mercado turístico nacional e internacional, ao lado do presidente à época, Paulo Gaudenzi. Foi diretora-presidente da Operadora Bis Brazil, responsável por todo o plano estratégico da operadora, trabalhando, inicialmente, o mercado receptivo internacional e, posteriormente, o exportativo, oferecendo programas de viagens para todo o Brasil e exterior.
Ainda na direção da Bis Brazil, foi responsável pela captação do primeiro voo charter da Europa (Portugal) para Porto Seguro e, posteriormente mais dois voos de Lisboa para porto Seguro e Salvador. Foi a primeira operadora da Bahia a fazer fretamentos de Salvador, Fortaleza e Recife para Lisboa, além de ter captado e executado mais de 300 eventos nacionais e internacionais no Brasil. Lucia Bichara foi representante, também, do Grupo Português Espírito Santo Viagens no Brasil. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no Exterior, entre os quais Opaxorô, Tivoli Praia do Forte, Troféu Mulher Influente no Brasil, Catavento de Prata, Prefeitura de Lisboa e Espírito Santo Viagens. Recentemente, recebeu o título de Cidadã Camaçariense. Ela tem mestrado em marketing e gestão empresarial, pela Universidade Internacional de Lisboa e fala inglês e espanhol.