A Airbnb anunciou esta segunda-feira, dia 27 de abril, o seu Programa de Limpeza Avançada que visa disponibilizar aos anfitriões “recursos informativos e duas opções para poderem continuar a hospedar viajantes de acordo com medidas de limpeza e prevenção exaustivas”.
“Os hóspedes vão poder identificar e reservar os alojamentos que fazem parte deste programa, que será lançado globalmente em maio. O nosso trabalho está baseado no conhecimento das diretrizes publicadas pelos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, de especialistas líderes como o Dr. Vivek Murthy, ex-cirurgião geral dos Estados Unidos, e de empresas do setor da hospitalidade e higiene médica”, refere o comunicado da Airbnb.
As normas de limpeza avançada incluirão informações específicas sobre a prevenção da COVID-19, tais como um
período de espera antes de entrar no alojamento, a utilização de equipamentos de proteção individual – como máscaras e luvas -, além de desinfetantes e gel de mãos aprovados pelas autoridades reguladoras. Estas normas estarão disponíveis para todos os anfitriões e iremos incentivá-los a adotarem e cumprirem estas práticas de limpeza reforçadas.
Além disso, os anfitriões vão poder utilizar uma nova funcionalidade que permite identificar como “não disponível” um alojamento por um tempo determinado, criando um intervalo entre a saída dos hóspedes e a entrada dos seguintes. “Através duma simples ferramenta incorporada na plataforma, os anfitriões podem comprometer-se a manter o seu alojamento vazio durante um período definido entre estadias, só permitindo a entrada para realizar as tarefas de limpeza”, explica a Airbnb. As reservas serão automaticamente bloqueadas durante este período, atualmente definido de 72 horas. “Esta opção tem em conta que alguns anfitriões podem não ser capazes de comprometer-se em obter a certificação ou os produtos necessários — mas deverão ainda cumprir as recomendações do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), e qualquer outra diretriz local aplicável como, por exemplo, a utilização de máscaras. Esta iniciativa conta com o apoio de especialistas e foi concebida pela primeira vez para o programa de Alojamentos para profissionais sanitários e de emergência, durante a crise do coronavírus, através do qual os anfitriões já ofereceram mais de 200,000 estadias em todo o mundo”.
A Airbnb garante ainda que os hóspedes vão poder identificar facilmente os anúncios na plataforma que “vão ao encontro das suas necessidades e expectativas e fazem parte do programa”. Os anfitriões terão acesso “a materiais informativos sobre normas de limpeza avaliadas por profissionais especializados; e contarão também com o nosso apoio para mostrar que estão a seguir as medidas de limpeza e prevenção”. Os Governos, as autoridades sanitárias, e as comunidades poderão consultar este inventário, com o objetivo “de gerir a reabertura das viagens de forma controlada, e voltar a estimular a economia do turismo. Além disso, continuaremos a colaborar com os Governos locais, profissionais médicos e outras autoridades para ajudar a garantir que sejam tomadas as devidas precauções, apoiar os esforços de resposta à COVID19, e satisfazer todos os outros requisitos aplicáveis”.
“As casas tornaram-se locais de acolhimento. O futuro das viagens estará baseado numa nova zona de conforto, com a privacidade e os benefícios de sentir-se como em casa longe dela, sem multidões nem grandes movimentos. Estamos a trabalhar com especialistas líderes em saúde e higiene para que a hospitalidade que carateriza a nossa comunidade, possa adaptar-se as orientações oficiais e atender as novas preferências pessoais, com anfitriões e hóspedes a juntarem esforços para oferecer, gerir e desfrutar de alojamentos mais limpos”, diz Greg Greeley, presidente da equipa de Alojamentos na Airbnb (Airbnb Acommodations). Fonte: Publituris.