Uruguai traça plano para reativação de hotéis e restaurantes

Um grupo de trabalho para reativação da atividade turística uruguaio se reuniu para avançar na elaboração do protocolo de reabertura de algumas áreas do setor, que compreenderá as disposições higiênicas para hotéis e estabelecimentos gastronômicos.

Segundo informado pelo Ministro de Turismo do Uruguai, Germán Cardoso, existem três etapas definidas: turismo interno, investimentos e estabilidade na região para projetar as diferentes etapas do verão.

 Uruguai se prepara para retomar as atividades de alguns áreas turísticas e receber visitantes. Foto: Punta del Este, crédito: Nelson Rocha/Portal e Revista Turismo Total 

 

O grupo está integrado por representantes da Câmara Uruguaia do Turismo e seus principais grêmios, também participa o delegado do Ministério da Saúde Pública, especializado em medicina e relações trabalhistas. Cardoso enfatizou que o objetivo é criar um esboço do protocolo de ação, que uma vez preparado será submetido ao Presidente da República.

A determinação dos protocolos de ação requer interação e trabalho coordenado com o Conselho Nacional de Intendentes, para o controle que as administrações departamentais devem realizar, e com a Pasta de Planejamento e Orçamento, para sua aplicação e controle, explicou o ministro e reafirmou a definição das três etapas táticas: turismo interno, turismo de investimento, principalmente estrangeiro, e a estabilidade da região que permite projetar as etapas do verão. “Estamos avaliando a situação semanalmente“, disse Cardoso.

Todos os protocolos para o início da atividade devem ser unificados e de acordo com certos aspectos, como a separação de mesas em restaurantes ou as ocupações máximas de hotéis que não devem exceder um determinado número.

Nos projetos turísticos de Rocha e Canelones, o vice-ministro, Remo Monzeglio, enfatizou que foram gerados dois grupos de trabalho. “As manifestações de interesse foram variadas e, sobretudo, de grupos estrangeiros que começaram a entrar em contato. Um dos projetos trata da concessão de duas licenças para cassinos privados que movimentaram o interesse de grupos da Argentina e dos Estados Unidos, entre outros países “, explicou.

Monzeglio, diz que estão trabalhando na reativação da conectividade aérea do Uruguai, pensando no pós pandemia, para que as viagens continuem com as garantias de higiene e saúde. Ainda não existe uma data exata para reativação do setor, já que dependerá das medidas que se definam no restante dos países da região e o turismo extra regional, no que concerne a reativação das companhias aéreas.

As duas autoridades concordam quando afirmam que as atividades turísticas incidem em 8% da economia no país e abarca 11% da população ativa uruguaia, sendo esse um setor de extrema relevância para a economia uruguaia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *