Austrália inicia reabertura de bares e restaurantes, após semanas de isolamento social

Por Clara Cerioni

Após mais de dois meses de isolamento social, que incluiu medidas de lockdown, diversos estados da Austrália amanheceram nesta sexta-feira, 15, com protocolos de relaxamento da quarentena, após redução por mais de 14 dias dos casos diários do novo coronavírus.

 

População  tenta retomar as atividades frequentando também bares e restaurantes. Foto: Shane Eecen/Getty Images

 

Na capital de Nova Gales do Sul (NSW), Sydney, cidade mais populosa do país, restaurantes, cafés e bares reabrem aos poucos, como registram veículos de imprensa internacional, como Reuters e New York Times. Os locais, no entanto, só podem permitir até dez usuários por vez. Alguns comportam até 1.000 pessoas.

A reabertura gradual dos estabelecimentos é uma tentativa do governo federal em retomar as atividades econômicas, um dia depois de o país registrar recorde de desemprego. Nesta quinta-feira, 14, a Austrália divulgou que em abril perdeu 594.000 postos de trabalho.

Com esse tombo, o primeiro-ministro, Scott Morrison, alertou que o pior ainda estaria por vir, se a economia não começasse a se reaquecer, reportou a Reuters. “Embora não haja muito o que comemorar com as difíceis circunstâncias que enfrentamos, e principalmente os números de desemprego de ontem, é um sinal bem-vindo de que estamos voltando”.

Já a retomada no Território do Norte é um momento importante para a população, já que o estado fica localizado em uma região australiana que registra temperaturas médias de 25ºC todo o ano e a vida social da população gira em torno do consumo de cerveja.

Ao Financial Times, um proprietário de bar que reabriu nesta sexta-feira, 15, disse que as pessoas viajam grandes distâncias para “comer algo, tomar algumas cervejas e conversar”.

Coronavírus na Austrália

Desde 22 de abril, a Austrália vinha registrando cerca de 20 novos casos confirmados do novo coronavírus por dia. No entanto, nesta sexta-feira, 15, o país registrou 31 novas infecções. São cerca de 7.000 casos da covid-19 e 98 mortes, bem abaixo dos níveis registrados em outras partes do mundo, como Europa e Américas.

A tímida reabertura de hoje faz parte de um plano do primeiro-ministro para retomada em três etapas, com bloqueios até junho. O governo tenta reviver uma economia nacional que experimentou mais de duas décadas de crescimento ininterrupto antes da pandemia. A maioria dos economistas agora está prevendo uma recessão. *Fonte: Exame

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *