A partir da Bahia conheça o resultado da “Sala de Dramaturgia Virtual Brasil”

Por Paula Berbert

Os dramaturgos Aldri Anunciação, Diego Araúja, Jhonny Salaberg, Maria Shu e Mônica Santana apresentam neste sábado, 23 de maio, às 19h, o resultado do seu trabalho coletivo para a escrita de um texto inédito para teatro, criado ao vivo e publicamente em arquivo digital durante um mês de dedicação em meio às atuais condições de isolamento social. Com o título de “Ar-f-ar”, a obra foi produzida através da “Sala de Dramaturgia Virtual Brasil”, um projeto do Goethe-Institut Salvador-Bahia em parceria com a plataforma Melanina Digital, e terá leitura cênica em live transmitida no YouTube (www.youtube.com/goethebahia), com os atores Caboclo de Cobre, Filipe Ramos, Laís Machado, Márcia Limma e Marina Esteves.

A “Sala de Dramaturgia Virtual Brasil” foi iniciada no dia 8 de abril, com uma videoconferência na qual os cinco autores debateram temáticas, argumentos e motes para o texto. Depois disto, o grupo trabalhou online em um arquivo digital, disponível em http://bit.ly/saladedramaturgia, tornando possível a qualquer interessado assistir à escrita da peça enquanto ela ocorria. No último dia 9 de maio, os autores mais uma vez se reuniram em videoconferência pública, em que leram trechos do texto e falaram sobre a experiencia de sua criação. Agora, o produto final será revelado na íntegra.

Nesta temporada da quarentena tão impactante para o setor cultural, a “Sala de Dramaturgia Virtual Brasil” objetivou viabilizar uma oportunidade de produção artística que também se conforma como método de partilha de práticas e saberes, gerando um produto concreto e representativo das dramaturgias negras contemporâneas brasileiras.

Confira currículos dos autores envolvidos:

Aldri Anunciação: https://melaninadigital.com/aldri-anunciacao

Diego Araúja: https://melaninadigital.com/diego-pinheiro

Jhonny Salaberg: https://melaninadigital.com/jhonny-salaberg

Maria Shu: https://melaninadigital.com/maria-shu

Mônica Santana: https://melaninadigital.com/monica-santana

Sobre o Goethe-Institut Salvador-Bahia

Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut, fundado em 1951, se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Atualmente, dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados. É um espaço disposto ao exercício artístico-cultural, realizando ações próprias e oferecendo suporte a iniciativas de variadas espécies. Dispõe de teatro, foyer, galerias, biblioteca, ateliês, estúdios, salas de aulas, praças, pátio e café. Após mais de meio século de atividades contínuas na cidade, iniciou, em 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul, com a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir do acolhimento de artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens. Mais de 80 residentes já experimentaram esta oportunidade.

 

Sobre o Melanina Digital

O Melanina Digital é o maior portal de conteúdo sobre as dramaturgias assinadas por criadores negros contemporâneos de todo o Brasil. Trata-se de uma plataforma colaborativa, idealizada pelo dramaturgo baiano Aldri Anunciação, sempre aberta a receber conteúdos sobre este universo. Estão cadastrados dezenas de autores e espetáculos, além de disponibilizadas palestras, leituras dramáticas e entrevistas públicas que aprofundam temáticas das dramaturgias da melanina acentuada. A vivacidade do portal mantém o fluxo de informações sobre os dramaturgos cadastrados no sistema sempre em atualização, além de abrir espaço para inserção de outros profissionais da cena teatral.

Sala de Dramaturgia Virtual Brasil

Leitura cênica virtual de “Ar-f-ar”

Autoria: Aldri Anunciação (BA), Diego Araúja (BA), Jhonny Salaberg (SP), Maria Shu (BA/SP) e Mônica Santana (BA)

Elenco: Caboclo de Cobre (BA), Filipe Ramos (SP), Laís Machado (BA), Márcia Limma (BA) e Marina Esteves (SP)

Quando: 23 de maio (sábado), às 19h

Onde: YouTube do Goethe-Institut Salvador-Bahia (www.youtube.com/goethebahia)

Classificação indicativa: Livre

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *