Por Pedro Menezes
O setor de turismo sofreu impacto de 75% em seu faturamento por conta da cautela dos clientes, que passaram a diminuir gastos pessoais durante o isolamento social imposto para contenção do Covid-19. É o que mostra o mais recente estudo da Accenture, empresa de serviços profissionais, com ampla atuação e oferta de soluções em estratégia de negócios, consultoria, digital, tecnologia e operações, que mapeia os impactos da pandemia na indústria de pagamentos pelo mundo.
Enquanto o Turismo liderou a baixa (-75%) ꟷ seguido por Vestuário (-66%) e Bares e Restaurantes (-60%) ꟷ os supermercados viram seu faturamento crescer em 16%. A queda total no faturamento do varejo brasileiro no período, considerando desde o início de março até 13 de maio, é de 30,1% O estudo também projetou a recuperação da economia de forma distinta.
Os setores de vestuário, produtos de beleza, eletrodoméstico, vendas diretas, serviços de mobilidade e serviços médicos, hoje em baixa demanda, deverão se recuperar em um ritmo mais avançado. Já os serviços de academias, eventos, turismo, bares e restaurantes, deverão avançar um ritmo mais lento. *Fonte: mercado&eventos