Por Felipe Lima
Nesta segunda (8), foi apresentado ao mercado a campanha “Meu Destino é Brasil”, promovido pela BBG Brasil. Durante live, transmitido no Facebook e no Youtube, Luciana Fernandes, diretora executiva da BBG Brasil, e Vitor Bauab, presidente da BBG Brasil, deram dicas de como o mercado pode se aproveitar ainda mais da ação, que posiciona as mídias sociais como o principal aliado.
“Todos estão sofrendo. As pessoas se dedicam à essa causa chamada Turismo. Nós queríamos contribuir para a retomada desse mercado, desse sonho que as pessoas desejam. Hoje, viemos para falar de coisas positivas, com uma campanha motivacional”, declara Bauab, que explica que a campanha nasceu em momento propício e que exige este tipo de ação.
Luciana complementa a linha de raciocínio, reforçando que a melhor maneira de ajudar o mercado é doando o networking e compartilhando conhecimento. “Criamos uma campanha inspiracional, para trazer a pauta viagens à vida das pessoas, para dizer que quando tudo isso passar, eles poderão viajar”, detalha.
Bauab destacou ainda que o mercado contou com algumas mudanças, como:
- Distanciamento social
- Cancelamentos
- Remarcações
- Incertezas financeiras
- Novos planos
“Esses dois últimos perduram até hoje. Sabemos que há uma demanda reprimida. As pessoas estão loucas para sair de casa. Sempre tivemos liberdade e hoje isso está fragilizado. O Turismo vai ser retomado. Todos sairão mais fortes e seremos mais humanos”, afirma o executivo.
O plano de ação da campanha é baseado em três pilares. O primeiro é a unificação da comunicação, dando maior relevância ao mercado. Outro pilar é o fortalecimento, reforçando que assim que tudo isso passar, os viajantes poderão voltar à sua rotina de viajantes. O terceiro e último é o resultado dos outros dois: viagens. “A ideia é começar com o turismo local, depois para uma coisa mais regional, até onde o carro leva e, por fim, para dentro do País”, detalha.
Convidados especiais
A transmissão contou com a participação de importantes parceiros da campanha. Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso (Fundtur), deixou claro que apoiará a ação e se encarrega de fazer a integração com demais destinos. “É bom principalmente para estados que ainda não contam com uma campanha pronta. Dessa forma, poderemos até mesmo influenciar as políticas brasileiras”, diz.
Jair Galvão, Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), afirma que o “Meu Destino é Brasil” representa os interesse dos destinos nacionais. “É momento de planejar esse futuro próximo. Alguns destinos já retornaram e estamos qualificando-os. Precisamos falar de promoção, comunicação e retomada e essa campanha chegou em boa hora para que a gente consiga mostrar que os destinos estão preparados”, avalia.
Brenda Silveira, vice-presidente da União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos (Unedestinos), vê que a campanha unificada pode trazer força ao setor que esse movimento pode gerar promoção e atração de negócios. Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), falou em nome do G8 – grupo que reúne oito associações de hotelaria e atrações turísticas – e deixou claro que a ação ganha apoio para promover o turismo que, segundo ele, oferece duas coisas valiosas: sonho e felicidade.
Cristiane Palumbo, especialista em comunicação, vem atuando em parceria com a campanha e relembra que se trata de uma ação de divulgação dos destinos. “Sabemos que o turista mudou, que a maneira como ele viaja mudou. Além do apoio da imprensa, é preciso apostar em comunicação. É possível divulgar com agilidade, de forma editável e que vai fomentar o mercado. É hora de falar das belezas do País. Se não fizermos isso, quem fará?”, completa.
Robson Gomes, especialista em Estratégias Digitais, pontua que as mídias sociais são essenciais neste momento e que este é o principal canal. “O mercado é favorável nas mídias digitais e a qualidade é um fator muito importante. A dica principal é postem boas notícias, pensando sempre nas pessoas”, aconselha.
Luciane Leite, diretora da WTM Latin America, também marcou presença na live e lembrou como a união é um fator importante nesse momento, a fim de recuperar o mercado que gera tantos empregos e renda. “Com a segurança necessária, quando isso passar, a questão financeira vai definir as viagens mais curtas, mas o desejo de viajar é certo”, pontua a executiva.
Washington Sena, diretor de Promoção, Marketing e Eventos de Foz do Iguaçu, foi um dos últimos convidados especiais. O profissional lembrou que, na próxima quarta (10), o destino terá sua reabertura marcando o aniversário de 106 anos. “Teremos uma retomada muito forte. Esperamos que o público faça a diferença”, conclui.
Apoio e parceria
Reforçando que a união é peça-chave neste momento, Bauab lembrou que, além da ação “Meu Destino é Brasil”, vem apoiando outros movimentos, que tem como propósito o mesmo: reaquecer o mercado. Dentre as ações, estão Graac, Movimento Supera Turismo Brasil e Turismo Responsável. *Fonte: Brasilturis
Aos interessados que perderam a transmissão, a live está disponível neste link.
Confira o vídeo da campanha: