França manterá restrições na fronteira com a Espanha

 

França vai manter as restrições de circulação na fronteira com Espanha até 21 de Junho, em coordenação com as medidas impostas por Madrid, anunciou hoje o Ministério do Interior à Agência France-Presse.

Ao contrário da maioria dos países da União Europeia e do espaço Schengen, que se preparam para reabrir as suas fronteiras internas na segunda-feira, Espanha explicou na última semana que as restrições em vigor nas fronteiras do país para combater a proliferação da pandemia de covid-19 não serão levantadas nessa data.

A decisão resultou de uma conversa ontem entre os ministros do interior de França e Espanha.

“A situação na fronteira franco-espanhola mantém-se até 21 de Junho tal como está hoje, com restrições em ambos os sentidos”, explicou o governante francês, Christophe Castaner, enquanto o homólogo espanhol, Fernando Grande-Marlaska recusou indicar uma data exata para o levantamento das restrições, referindo apenas que “a previsão mantém-se para 1 de Julho”.

A fronteira entre Espanha e Portugal também deverá manter-se encerrada até 30 de Junho, apesar de a Comissão Europeia ter defendido hoje que as fronteiras internas da União Europeia devem ser reabertas se possível já na segunda-feira, dada a evolução da pandemia covid-19.

Questionada sobre o tema, a comissária sueca Ylva Johansson admitiu que, no caso de Portugal, esta recomendação seja difícil de aplicar, mas rejeitou a ideia de que haja falta de coordenação, admitindo que o Conselho de Assuntos Internos da UE ainda na semana passada apontou para o levantamento das restrições internas até ao final do mês, e que só hoje é que o executivo comunitário recomendou que o mesmo tenha lugar mais cedo.

“Compreendo que, ao recomendarmos numa quinta-feira a reabertura na segunda-feira, é um prazo muito apertado para Governos que ainda não tenham tomado essa decisão, compreendo isso. Mas também vemos que os Estados-membros estão muito a convergir para a data 15 de Junho, daí a nossa recomendação”, justificou.

*Fonte: PressTUR com Agência Lusa; Imagem: AFP PHOTO / LUDOVIC MARIN

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *