Depois de três meses de fronteiras fechadas, na quinta-feira, 11 de junho, a Comissão Europeia apontou prazos para a reabertura à livre circulação de pessoas por seus domínios (leia-se: turismo!). A sugestão é que, desde a segunda-feria, 15 de junho, caiam as fronteiras internas entre os países-membros do bloco e, no dia 1 de julho, as externas.
O cumprimento depende de cada nação, que tem autonomia para decidir as próprias regras, mas tudo indica que a maioria irá seguir a recomendação. Há algumas exceções. Portugal e Espanha já anunciaram que só reabrem integralmente entre si no dia 1 de Julho, por exemplo. E a cautela será máxima com países fora do bloco onde a pandemia ainda é considerada crônica. As restrições de países deverão ser avaliadas e anunciadas nos próximos dias.
Para quem estava curioso para saber se, afinal, teríamos verão, a resposta é: sim! Viajar pela Europa, pelo menos oficialmente, está permitido, embora a tendência que se verifica seja realmente a do turismo interno, com deslocamentos curtos, feitos de carro. Para facilitar a vida, a União Europeia lançou o site Re-Open, com informações (inclusive em português!), sobre a situação em cada país, atualizadas em tempo real. *Fonte: Viagem e Turismo