Bahia realiza estudo para mensurar os resultados do covid-19 no turismo

estuda A pesquisa para mensurar os impactos da pandemia do Covid-19 no setor turístico, que será realizada pela Secretaria do Turismo do Estado da Bahia (Setur), começa nesta  segunda-feira  (22) e vai até o dia 6 de julho. O público-alvo é formado  por empresários de meios de hospedagem, bares e restaurantes,  agências de viagens/operadoras, transportadoras de turismo e organizadores de eventos, dentre outros, profissionais guias de turismo regulares, além de  investidores privados, das 13 zonas turísticas do Estado.

O objetivo é coletar informações e indicadores para a elaboração de ações estratégicas com vistas à retomada do crescimento do turismo na Bahia.

“A pandemia do novo coronavírus afetou praticamente todos os segmentos produtivos essenciais da cadeia do turismo e a pesquisa possibilitará diagnosticar os impactos e identificar as perspectivas dos empresários, profissionais e investidores privados”, afirma o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco.

Ele lembra que o turismo, como gerador de inúmeros postos de trabalho e renda, tem papel fundamental no desenvolvimento regional e nacional, sendo, portanto, necessárias medidas emergenciais para a reativação do setor.

Para a realização da pesquisa – aplicada por meio de formulários eletrônicos específicos para cada categoria, através da ferramenta Microsoft Forms –, serão enviados e-mails aos empresários e profissionais do setor e aos investidores privados. Também serão feitos contatos telefônicos junto ao público-alvo.

No caso dos investidores privados, será realizado um levantamento com os 18 que constam na listagem de Investimentos Privados Previstos, elaborada e acompanhada pela Setur, com projetos em planejamento ou em fase de implantação.

“A pesquisa junto aos investidores permitirá a identificação de possíveis dificuldades provocadas pela crise do Covid-19 na execução dos projetos e a elaboração de estratégias de apoio para o desenvolvimento dos empreendimentos, contribuindo assim para minimizar os efeitos da pandemia”, diz o chefe de Gabinete da Setur, Benedito Braga.

Segundo a diretora de Planejamento Turístico da Setur, Giulliana Brito, a metodologia da amostragem será aleatória e estratificada, classificada pelas zonas turísticas da Bahia. “O tamanho da amostra será de 302 formulários para o empresariado e 70 para os profissionais de turismo”, informa.

O relatório dos resultados da Pesquisa dos Impactos da Pandemia Covid-19 no Setor do Turismo está previsto para ser divulgado no dia 9 de julho.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *