Os tempos sombrios que atravessamos e as intempéries que iremos atravessar daqui para a frente têm feito pessoas e empresas criarem uma série de ideias e projetos para minimizar os efeitos. Na área do turismo e das viagens não é diferente e ideias muito boas surgem para auxiliar o Brasil em sua economia.
Segurança, essa é a palavra da hora. A pandemia global e os últimos dois Relatórios de Competitividade no Turismo do Fórum Econômico Mundial, que avaliou 140 países, o Brasil ficou em 106º em 2017 e em 124º lugar em 2019 em relação à segurança oferecida aos turistas.
“A partir deste estudo e desse panorâmica global, criamos uma plataforma para oferecer mais segurança ao turista no Brasil, por meio de um checklist fácil de baixar. Outro objetivo importante da plataforma é mostrar as boas práticas e o esforço realizado pelo destinos e negócios turísticos em relação a segurança, sobretudo no momento atual”, afirma Inbal Blanc, engenheiro e idealizador da plataforma Turismo Seguro.
“Gostaríamos de trabalhar em parceria com os integrantes da cadeia de turismo, as entidades e o poder público com objetivo único de reposicionar a imagem do Brasil”, completa.
Convite
“Estou convidando as empresas, os destinos e as pessoas a integrarem o movimento Turismo Seguro. Seja como turista, travel manager, empresário de hospitalidade e turismo ou gestor público na área do turismo. Juntos podemos oferecer mais segurança aos turistas e melhorar a imagem do Brasil, para atingir marcas compatíveis com as belezas naturais e culturais do país”, informa Inbal.
Inbal reforça que a Turismo Seguro é uma plataforma com três principais objetivos:
– Melhorar a segurança e a proteção do turista estrangeiro e brasileiro que viaja pelo Brasil.
– Melhorar a imagem do Brasil criando um diferencial turístico que serve como base para o crescimento sustentável do turismo.
– Destacar destinos e diferentes negócios integrantes da cadeia de turismo que investem de forma responsável na proteção e segurança do turista.
“Alcançaremos os dois primeiros objetivos por meio do compartilhamento gratuito de orientações claras aos turistas que viajam pelo Brasil e orientações para os negócios integrantes da cadeia de turismo.
“Já o terceiro objetivo será alcançado através da validação dos negócios do turismo que investem na segurança de forma responsável, com destaque para os turistas, empresas e outros negócios”, explica.
*Fonte: Diário do Turismo