Mata Sul pernambucana terá selo Turismo Ambiente Seguro

Os municípios pernambucanos de Barreiros, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré, que integram o Consórcio Intermunicipal Portal da Mata Sul, construíram em conjunto através dos Núcleos de Saúde e do Turismo um protocolo para prevenção e controle da Covid-19 atendendo às medidas para a retomada da atividade econômica na Região Turística Histórica, dos Arrecifes e Manguezais. Além disso, foi desenvolvido o selo Turismo Ambiente Seguro, que identificará os empreendimentos em consonância com as novas orientações sanitárias.

Capela de São Benedito na Praia dos Carneiros, em Tamandaré, município do litoral sul do estado de Pernambuco. Foto: Wikipédia

 

O protocolo contempla uma série de orientações de boas práticas e medidas de biossegurança. “Desenvolvemos o material com a colaboração da sociedade civil e o apoio de todos os municípios participantes para que todos cuidem da saúde e para que possamos mostrar aos turistas e veranistas que estamos preparados para recebê-los com toda a segurança”, afirma a superintendente da Instância de Governança Turística Histórica, Arrecifes e Manguezais, Lizete Maioli.

O protocolo será distribuído virtualmente e estará disponível para download no http://portalsulconsorcio.pe.gov.br. Além disso, serão distribuídos em toda a região cinco mil cartazes com orientações sobre a importância da lavagem correta das mãos e a utilização das máscaras de proteção.

O selo Turismo Ambiente Seguro permitirá uma visualização dos estabelecimentos que aderiram à ação e medidas de biossegurança. Um QR Code permitirá obter informações complementares com orientações de prevenção à Covid-19. Posteriormente, serão realizadas capacitações e qualificações com pousadeiros, barraqueiros, ambulantes, bugueiros, mototaxistas, donos de restaurantes, bares, mercadinhos e lanchonetes, entre outros profissionais da cadeia produtiva do turismo.

A Instância de Governança Turística da Região Histórica, dos Arrecifes e Manguezais vinculada ao Consórcio Intermunicipal Portal da Mata Sul, foi instituída em 2019, atendendo a uma determinação do Ministério do Turismo por meio do Programa de Regionalização do Turismo. Formada por cinco municípios (Tamandaré, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Barreiros e Rio Formoso) tem como objetivo a gestão descentralizada do turismo com ações em parceria em prol do desenvolvimento, da integração e da cooperação intersetorial de acordo com as realidades e especificidades regionais. As pactuações são elaboradas pela atuação do poder público, comunidade, iniciativa privada e terceiro setor com foco na sustentabilidade econômica, ambiental, sociocultural e político-institucional. Além da Instância de Governança Turística, o Portal da Mata Sul conta com o Núcleo Intermunicipal de Saúde e o Núcleo de Gestão e Proteção Ambiental.

Equipe da Instância de Governança Turística da Região Histórica, dos Arrecifes e Manguezais:

Miguel Freitas – secretário executivo do Portal Sul Consócio. Advogado.

Lizete Maioli – superintendente. Turismóloga, pós graduada em Planejamento e Administração do Turismo, MBA em Gestão Empresarial, ex-secretária de Turismo e Cultura de Tamandaré.

Ana Cristina Morais – Turismóloga. Bacharel em Turismo pela UFPE, Especialista em Turismo e Patrimônio, Gestão Pública do Turismo, MBA em Gestão de Pessoas e MBA Executivo em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado.

Siga as redes sociais: @igram_pe @programaportalsaude

http://portalsulconsorcio.pe.gov.br

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *