Um espaço voltado à valorização e divulgação da literatura potiguar feita por pessoas negras e indígenas. Esta é a proposta do Sarau Preticência que acontece às terças e quintas do mês de julho, a partir das 19h, no Instagram da escritora, cineasta, pesquisadora e produtora cultural Rosy Nascimento (@verbofulo).
“O intuito é divulgar escritas não-hegemônicas e diversificar cores e gêneros na literatura norteriograndense” explica Rosy Nascimento, idealizadora do projeto que não recebe incentivo público nem privado para sua realização. Foi criada uma campanha de financiamento coletivo no Catarse onde é possível contribuir com qualquer quantia e valorizar o trabalho das artistas envolvidas.
A programação conta com a participação de Amém Ore, Assum Preto, Christalina, Gabriela S. Cavalcanti, Giselma Omilê, Iyalê, Jane Gomes, Karol Alves, Kaju, Manu Freitas, Pretta Soul, Priscilla Rosa, Stéphanie Moreira e Stephany Cristina com recitação poética, bate-papo sobre processos criativos e troca de referências literárias. A identidade visual do Sarau é assinada pela artista visual Catarina Catão, que nesta edição homenageia a escritora negra potiguar Auta de Souza.
O Evento busca integrar a agenda coletiva do Julho das Pretas – que celebra o 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha – proporcionando um mês inteiro dedicado a remodelação de imaginários no que tange a participação de pessoas racializadas na literatura potiguar, desconstruindo ausências raciais nessa expressão artística – sobretudo considerando as diversidades de gêneros e sexualidades.
Serviço:
Sarau Preticência
Onde: Lives no perfil de instagram de @verbofulo
Horário: 19h
Dias: 07, 09, 14, 16, 21, 23, e 28 de julho de 2020
Campanha no Catarse: https://www.catarse.me/sarau_
Programação:
14/07 – Stephany Cristina/ Priscilla Rosa
16/07 – Gabriela S. Cavalcanti/ Karol Alves
21/07 – Giselma Omilê/ Christalina
23/07 – Pretta Soul/ Amém Ore
28/07 – Iyalê/ Stéphanie Moreira