Regras de viagens inconsistentes confundem viajantes na Europa

Regras de viagem mais consistentes e conselhos uniformes para o controlo da COVID-19 nos países europeus para evitar a confusão entre viajantes e turistas é um dos apelos que o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC – World Travel & Tourism Council) faz aos governos europeus.

Gloria Guevara, Presidente e CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC – World Travel & Tourism Council). Foto: divulgação

Segundo o WTTC, os viajantes que estão a viajar para a Europa pela primeira vez desde que as restrições de viagem começaram a diminuir enfrentam “uma variedade desconcertante de diferentes tipos de regras e conselhos de viagem”, além de cada país europeu estar a emergir da pandemia em diferentes estágios o que “está a atrasar a recuperação”.

O WTTC aponta para “uma manta de retalhos desigual das restrições e regras nas fronteiras europeias num zona Schengen supostamente única”, revelando-se “um impedimento óbvio ao movimento transfronteiriço”.

A entidade mundial alerta que o regresso do Turismo é “necessariamente urgente para regenerar destinos e atuar como um catalisador para a recuperação econômica global”.

O WTTC alerta ainda que, se os governos europeus não fizerem um esforço maior para alinhar as suas políticas, isso fará com que a frágil recuperação desacelere e coloque em risco 16 milhões de empregos na área das Viagens e Turismo.

Gloria Guevara, Presidente e CEO do WTTC, destaca que o “ WTTC convida todos os chefes de estado europeus a unirem-se para o benefício de milhões de pessoas que dependem desse setor na Europa, sejam viajantes como trabalhadores”.

“É urgente que os governos aprendam com o passado e tomem medidas rápidas e eficazes para coordenar e harmonizar as regras de viagem e os requisitos de fronteiras, a fim de trazer consistência para todos na Europa. As crises anteriores, incluindo a crise financeira de 2008, mostram que se os governos se coordenarem para alinhar as suas políticas, uma liderança que resultou numa recuperação mais rápida”. *Fonte: Publituris/PT

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *