Ensaio do Olodum em Salvador será via live no YouTube domingo

Quem gosta da banda do Pelô sabe que antes do Carnaval os ensaios dos domingos preparavam para o desfile momesco. Atendo aos pedidos dos inúmeros fãs, o Olodum apresenta seu ensaio no próximo dia 26, a partir das 15 horas, desta vez no YouTube oficial da banda (www.youtube.com/tvolodum).

Banda do Pelourinho se apresenta a partir das 15 horas, no seu canal do YouTube. Fotos: divulgação.

 

O show será produzido e realizado obedecendo todos os protocolos de segurança exigidos, com uma equipe reduzida trabalhando com máscaras e higiene rigorosa. Além da mensagem para que o público se proteja, será feita uma campanha para arrecadação de recursos que serão doadas para obras sociais do grupo e a Escola Olodum.

O Olodum tem uma longa história voltada para o social na comunidade do Pelourinho, sempre através da arte e da cultura. Centenas de jovens já se profissionalizaram como músicos, dançarinos, coreógrafos, atores/atrizes através da Escola Olodum ou de alguns dos projetos desenvolvidos pelo grupo.

O projeto é reconhecido e aclamado no mundo inteiro, pelo efeito transformador na vida de milhares de jovens e suas famílias ao longo de 35 anos, sempre gratuito, mantido principalmente com a receita dos shows do Olodum durante todo ano e alguns apoios pontuais.

Ao longo desses 41 anos, a banda Olodum tem marcas importante tais como, 30 anos da gravação do LP Egito Madagascar, o primeiro álbum de samba-reggae do mundo, os 25 anos da Terça do Olodum, um dos eventos mais cotados e esperados da capital baiana; 30 anos da maior tour de uma banda brasileira na Europa e do Desfile do Bloco Olodum no Carnaval de Londres Nothing Hill Gate, seis Copas do Mundo, Duas Olimpíadas e grandes Festivais do mundo da música, em todos os continentes.

História

O grupo surgiu de uma brincadeira carnavalesca em 25 de abril de 1979 entre os amigos Carlos Alberto Conceição, Geraldo Miranda, José Luiz Souza Máximo, José Carlos Conceição, Antônio Jorge Souza Almeida, Edson Santos da Cruz e Francisco Carlos Souza Almeida. O que era para ser uma opção de lazer momentânea para os moradores do Maciel-Pelourinho ganhou todo o mundo.

A palavra Olodum é de origem Yorubana, idioma falado pelos Yorubás vindos da Nigéria e do Benin para a Bahia em séculos passados. A palavra completa é Olodumaré – o Deus criador, o Senhor do universo e representa no Candomblé um princípio vital, a Suprema Ordem Fundamental – SOF.

O grupo ganhou sonoridades diferentes, transformou a musicalidade africana calcada na percussão e originou novos ritmos, como o Ijexá, Samba, Alujá, Reggae, Forró e se transformou numa expressão viva do samba-reggae, ritmo idealizado por Neguinho do Samba. Daí em diante, o que era apenas um sonho, virou realidade. O Olodum conquistou o mercado musical e se transformou numa das bandas percussivas de maior sucesso no Brasil e até internacionalmente. *Fonte: Tribuna da Bahia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *