Universidade da Espanha apoiará com 500 mil euros manifestações culturais da Baía de Todos-os-Santos

Por Nelson Rocha

A Universidade Autônoma de Madri (foto) investirá $500 mil euros no potencial artístico cultural das comunidades dos 18 municípios que constituem a Baía de Todos-os-Santos. O anúncio da confirmação de liberação dos recursos é feito pelo presidente da Câmara Baía de Todos-os-Santos, Moisés Cafezeiro, através do Portal Turismo Total.

Conforme Cafezeiro, a Universidade “já investiu cerca de 10 milhões de euros em comunidades da África, México, Vietnam, entre outros países. Há algum tempo pretende apoiar a produção artística-cultural da Baía de Todos-os-Santos. Esse valor já estava disponível há dois anos, mas por falta de documentação da Câmara BTS ele não podia ser repassado. Agora com tudo documentado, este montante poderá ser aplicado, através da própria Câmara, que está organizada e devidamente documentada”, confirma o presidente da entidade.

A Baía de Todos-os-Santos tem 18 municípios, incluindo Salvador, no seu entorno. Foto: Valter Pontes.apo

 

O recurso, foi captado pelo Observatório da Baía de Todos-os-Santos, entidade da qual Moisés Cafezeiro é gestor. “Esse apoio cultural internacional será distribuído entre artesãos, grupos de manifestações culturais, artísticas, todos selecionados. Estamos convocando uma reunião com os secretários de Turismo e Meio Ambiente de cada lugar para melhor identificar os potenciais candidatos para recebimento das verbas. Vamos conversar também e buscar o apoio do Cel. Anselmo Alves, Comandante Geral da Polícia Militar, para que a Companhia Ambiental da PM tenha expressiva participação nesta ação”, conclui Cafezeiro, que ainda não sabe precisar quando o dinheiro será repassado.

“Dependerá de documentações e apresentações dos grupos selecionados, mas certamente acontecerá no decorrer do próximo verão”, conclui. A Universidade Autônoma de Madri também tem recebido pedidos de apoio da parte de grupos quilombolas e indígenas de algumas regiões do Brasil.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *