Praça Castro Alves e Avenida Sete requalificadas vão favorecer turismo em Salvador

A Praça Castro Alves e a Avenida Sete foram entregues requalificadas, na manhã desta sexta-feira (14). O secretário de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Pablo Barrozo, ressaltou a importância da obra para o fortalecimento do turismo e movimentação econômica da região.
“Entregamos hoje a Praça Castro Alves e a Avenida Sete totalmente requalificadas. Elas são o berço da nossa história e representam muito para o nosso turismo. Afinal, são o portal de entrada para o Centro Histórico, um dos locais mais visitados por turistas de todo o mundo. A requalificação traz melhorias não só para quem visita, mas também para todo o comércio da região: ambulantes, comerciantes e estabelecimentos turísticos. É mais um reforço para a preservação da nossa história e movimentação da economia da nossa cidade”.

A Praça Castro Alves requalificada e mais atraente para soteropolitanos e visitantes. Foto: Valter-Pontes/Secom-PMS
Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), as obras na Avenida Sete e Praça Castro Alves foram financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com aproximadamente R$ 30 milhões em investimentos.

Dentre as mudanças significativas estão a renovação do calçamento de pedra portuguesa, que preservou as características históricas originais do local – inclusive os brasões existentes em alguns pontos. Além disso, foram colocados piso tátil e rampas de acessibilidade, tornando o trajeto mais inclusivo para pessoas com deficiência. Foram implantadas rede de água e de esgoto secundárias, ligando até a principal as instalações das residências e lojas. As fiações de telecomunicação foram rebaixadas em dutos subterrâneos. A iluminação agora está mais moderna, com lâmpadas em LED.

O alargamento do passeio do lado esquerdo, que saiu de 2,5 para cinco metros de largura é uma das mudanças mais perceptíveis. A ação resultou em melhoras significativas no deslocamento de pedestres e no ordenamento dos comerciantes informais, parte deles já relocados para a pista, em área demarcada, mantendo o distanciamento social entre as estruturas de venda.

Vale ressaltar ainda a implantação dos parklets na Avenida Sete (foto) – espaços contíguos às calçadas que são destinados ao lazer e convivência. São três áreas de 11 metros de comprimento e 2,2 metros de largura, que possuem lixeiras, jardineiras, bancos e paraciclos.

Mais informações

A Avenida Sete de Setembro se constitui como uma das mais importantes vias da cidade de Salvador e, onde estão sendo requalificados 1.350 metros de extensão da avenida, no trecho situado entre a Casa D’Itália e a Praça Castro Alves e, considerado pelos soteropolitanos como o trecho mais pulsante em termos de economia e de dinâmica urbana, devido à forte existência de estabelecimentos comerciais e de serviços que ainda impulsionam o tradicional comércio de rua. Nesse trecho se localizam, de acordo com a CDL, cerca de 4.500 estabelecimentos comerciais e de serviços, acrescidos de uma quantidade de comércio de ambulantes em torno de 1.000 distribuídos ao longo da via e de suas transversais e, por onde circulam milhares de consumidores diariamente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *