Impacto da Covid-19 no turismo é de menos 320 milhões de dólares

Entre janeiro e maio deste ano, as quebras das viagens de turistas teve um impacto de menos 320 mil milhões de dólares, o que representa um valor de três vezes maior ao impacto registado na Grande Recessão de 2007-2009, segundo análise da Organização Mundial do Turismo (OMT).

Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, realça, em comunicado, que “a reabertura das fronteiras ao turismo é uma medida bem-vinda para os milhões que dependem do nosso setor”. Contudo, salienta o responsável, esta tem-se revelado insuficiente, especialmente tendo em conta os “recentes anúncios e medidas que parecem cada vez mais distantes da coordenação internacional que a OMT tem pedido desde o início da pandemia”.
Nestes tempos de incerteza, diz o responsável, a população necessita de “mensagens fortes, claras e consistentes” e não de políticas “que ignorem o fato de que apenas juntos somos mais fortes e capazes de superar os desafios que enfrentamos”.

Para a OMT, reconhecer a importância do Turismo para a economia é apenas o primeiro passo, mas importa agora colocar as pessoas a viajar novamente, “implementando todos os protocolos que fazem parte desta nova realidade”.
Zurab Pololikashvili refere que é indiscutível que a saúde dos cidadãos está em primeiro lugar, mas os governos têm também “a responsabilidade de proteger os negócios e meios de subsistência. Por muito tempo, e em muitos lugares, a ênfase concentrou-se excessivamente no primeiro”.

Enquanto se aguarda pela vacina, a OMT considera que deve ser dada atenção à implementação de várias soluções, como é o caso dos “testes rápidos, mas rigorosos em portos e aeroportos, e aplicações de rastreamento têm o potencial para impulsionar o reinício seguro do turismo”.
O secretário-geral alerta ainda para as consequências “devastadoras” que “ações unilaterais de visão curta terão a longo prazo”. E recorda que, na generalidade, “as pessoas aprenderam a comportar-se de maneira responsável. Empresas e serviços implementaram protocolos e adaptaram suas operações”, mas chegou “a hora daqueles que tomam as decisões políticas fecharem as lacunas, para que todos possamos avançar juntos”.

*Fonte: Publituris/PT; Fotos: divulgação/arquivo PTT.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *