Veja uma seleção de belíssimas praias de Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião e Bertioga que encantam sempre.
1. Praia do Cedro, Ubatuba

Uma das praias mais bonitas de Ubatuba (SP), a Praia do Cedro se mantém preservada (e vazia) por causa da dificuldade de acesso (40 minutos de trilha a partir da Praia de Grande do Bonete). O mar com tons de azul esverdeado é calmo e forma várias piscinas naturais. (GUILHERME ANDRADE/Viagem e Turismo)
Itamambuca, em São Paulo (Fábio Colombini/Viagem e Turismo)
A praia é palco de competições nacionais e internacionais de surfe. Por isso, espere encontrar frequentadores jovens. O canto esquerdo, cujo acesso é feito por um condomínio, é frequentado por famílias. E no direito, rola muita agitação.
3. Praia do Félix, Ubatuba
Pequena e tranquila, a Praia do Félix é procurada por surfistas (Renato Pizzutto/Viagem e Turismo)
O canto esquerdo é bom para surfe; o direito, de águas calmas e transparentes, melhor para banho. Há poucas barracas de lanches e bebidas. O acesso é feito por uma estradinha ao lado de um condomínio, à beira da rodovia.
4. Praia do Prumirim, Ubatuba
Praia da Ilha do Prumirim, localizada em frente à Praia do Prumirim, é destino de passeios de escuna e um ótimo lugar para mergulho (GUILHERME ANDRADE/Viagem e Turismo)
Há uma cachoeira no canto esquerdo da praia, onde o rio deságua e o mar é calmo e bom para banho – e na frente, a Ilha do Prumirim (foto), é destino de passeios de escuna e um lugar perfeito para o mergulho.
5. Puruba, Ubatuba

Para chegar à essa praia de extensa areia branca, é preciso fazer uma travessia com barqueiros da prefeitura (grátis) ou particulares (que cobram uma pequena taxa). Os rios Puruba e Quiririm, que se encontram para desaguar no mar, cercam a praia. (Renato Pizzutto/Viagem e Turismo)
6. Brava da Almada, Ubatuba

A praia Brava da Almada é uma das 5 de Ubatuba que fazem parte da área de preservação do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar. Tem boas ondas, e por isso, recebe muitos surfistas. Para chegar lá, é preciso caminhar por 40 minutos por uma trilha a partir da Praia da Almada.
7. Bonete, Ilhabela

Disputa com Castelhanos o título de praia mais bonita de Ilhabela. São 800 metros de orla, com um rio no lado esquerdo e ondas boas para surfe – as canoas da vila caiçara completam o cenário. Aqui, vale a dica de usar repelente.
8. Castelhanos, Ilhabela

Ilhabela tem a maior faixa preservada de Mata Atlântica em área insular (Luis Daniel Molinari/Sectur Ilhabela)
Essa praia é a estrela de Ilhabela: tem longa faixa de areia, com quase 2 quilômetros de extensão, e mar de águas claras, bom para surfar. Chegar lá não é tão fácil assim: é preciso atravessar uma estrada de 22 quilômetros com trechos de terra, que corta o Parque Estadual da ilha. Recomendável ir com veículos com tração nas quatro rodas. Também é possível ir de barco.
9. Maresias, São Sebastião

Durante o dia, surfistas aproveitam o mar de ondas fortes, e muita gente bonita curte o clima de paquera na areia (no canto esquerdo, um pouco mais tranquilo, famílias também marcam presença). Depois do pôr do sol, o movimento migra para a Rua Sebastião Romão César, na choperia Santo Gole, e avança pela madrugada nas baladas locais. (Divulgação/Viagem e Turismo)
10. Cambury, São Sebastião

Além de ser a praia mais gourmet de São Sebastião, Cambury tem bons hotéis (como o Nau Royal, na foto), e não perdeu sua identidade jovem e surfista.
11. Camburizinho, São Sebastião

É a continuação de Cambury – separada pelo rio, a praia de Camburizinho tem águas mais calmas e é mais sossegada que a vizinha. (Lucas Gomes/Viagem e Turismo)
12. Praia Brava, São Sebastião

Surfista saltando de um barco e, ao fundo, a Praia Brava de Boiçucanga. (Guilherme Andrade/Dedoc Abril/Viagem e Turismo)
Deserta e selvagem, a praia de São Sebastião, no litoral norte do Estado, tem ondas fortes que atraem surfistas, e uma pequena cachoeira próxima ao canto direito. O acesso, por uma trilha íngreme, é uma atração à parte: de um mirante é possível ver Boiçucanga e Cambury.
13. Praia das Calhetas, São Sebastião

Tiago dá saltos de kung fu panda na Praia de Calhetas, em São Sebastião (Carol da Riva/Viagem e Turismo)
A melhor maneira de chegar nesse paraíso é pegar um ônibus e descer na rodovia (o acesso, próximo ao km 144, é feito por um condomínio, onde não é permitida a entrada de veículos; é proibido estacionar na beira da Rio-Santos). A partir da portaria, são dez minutos de caminhada tranquila até a areia.
14. Juquehy, São Sebastião

A areia fina é uma das marcas registradas de Juquehy (Juquehy Praia Hotel/Divulgação)
Ainda com ar rústico e Mata Atlântica bem preservada, Juquehy é dona de uma praia de areia branca e fininha, de pouco mais de três quilômetros de extensão. O seu canto esquerdo agrada as famílias com crianças pelo mar calmo e, o direito, os surfistas em busca de boas ondas. O centrinho, cheio de lojas e restaurantes charmosos, é uma atração à parte.
*Fonte:Viagem & Turismo