Por Felipe Lima
Mudanças estruturais não estão mais pegando nenhum empreendimento de surpresa. O cenário pandêmico exige que novidades sejam realizadas e, consequentemente, isso inclui o quadro de funcionários. Com oito anos de atuação no grupo Aviva, Miguel Diniz assumiu a gerência geral de Vendas e Marketing da rede, substituindo Heber Garrido, que assume novos desafios atualmente.
O desafio em assumir um posto como este é esperado, contudo, no atual momento, os desafios podem ser ainda mais intensos. De acordo com Diniz, a suspensão das operações foi momento hábil para estudar e implementar os devidos protocolos de segurança, para que hoje em dia, os mesmo sejam seguidos da maneira mais rigorosa possível.
Os resorts Rio Quente, localizado em Caldas Novas (GO), e Costa do Sauípe (foto), localizado no município de Mata de São João, foram reabertos em junho e, no começo deste mês, foi a vez do Hot Park – parque aquático do grupo que oferecerá descontos em ingressos conforme antecipação de reservas – ser reaberto ao público.
“Aos pouquinhos, a gente vai retomando. A expectativa é que a maioria dos resorts estejam reabertos no próximo mês. Estamos focando nos protocolos e aprendendo com essa atuação mais limitada e cautelosa. Temos que respeitar o momento, que exige empatia, e, para isso, oferecemos políticas flexíveis que se adaptam à nova realidade”, afirma o gerente, que afirma que essas políticas devem permanecer nos próximos 18 meses e que cogita a permanência de algumas das atuais regras de flexibilização.
O momento não é de testes, principalmente quando se trata da segurança de colaboradores e funcionários, segundo Diniz. No entanto, as novidades são pautas constantes da empresa. “A gente costuma dizer que, diferente de outros setores, como o varejo, a gente não teve tempo de se preparar. Não queremos errar e seguimos os protocolos rigorosamente, muito mais do que é pedido”, reforça.
Para passar isso ao cliente, a empresa aposta em uma abordagem mais leve, visto que, novamente, empatia se torna a palavra-chave. “Nossa abordagem começa antes do cliente chegar ao destino, incentivando, por exemplo, um web check-in. Alguns atrativos já estavam em nossa programação e isso, em união com os botos da alegria [equipe de recreação], os clientes se divertem e interagem de uma maneira mais tranquila”, comenta.
Hoje, os protocolos de segurança abrangem uma longa lista de requisitos, incluindo:
- Limite de 50% da capacidade hoteleira
- Web check-in
- Uso obrigatório de máscaras
- Higienização recorrente dos traslados
- Uso de pulseira com tecnologia NFC
- Controle de entrada em ambientes sociais, como restaurantes e piscinas (mediante agendamento), entre outros
É possível conferir demais medidas neste link.
Ao ser questionado sobre a adaptação do modal all inclusive, o gerente declara que o setor de alimentos e bebidas precisou se atualizar e que a compreensão dos clientes vem auxiliando neste momento. “O hóspede tem entendido muito bem o cenário. Estamos trabalhando com à lá carte e buffet assistido. O cliente não perde aquela fartura, o que muda é a forma de servir. A gente tem feito o esquema de agendamento, garantindo a segurança nos ambientes, e tem sido um sucesso”, se orgulha.
Aposta no mercado
É natural que, em meio de uma crise de escala global, as metas e objetivos iniciais mudem e, de acordo com Diniz, o plano da Aviva é viver o agora. “A gente tem uma visão que a gente terá de se adaptar, sem metas de longo prazo. Estamos atuando com planos atuais e, até dezembro, a expectativa é a gente rever nossas resultados. As vendas voltaram, mas também tivemos um crescimento de no show e cancelamentos. Então alguns índices estão incertos”, comenta.
As vendas retomaram e os canais de distribuição continuam amplos, com os agentes e operadores de viagens se mostrando verdadeiros aliados do grupo. Para reforçar essa presença com o mercado, a Aviva lançou o “Gente de Viagem”, onde a rede reúne informações e promoções para os profissionais que desejam vender os produtos aos clientes. “A parceria com o trade é fundamental”, ressalta Diniz.
Outra ação que o grupo promoveu foi o Avivacast, onde também é possível obter informações de mercado e meio onde a empresa se comunica com os profissionais de um modo mais descontraído. “O agente tem o papel de dar assistência e conforto aos clientes e de uma maneira sólida, explicando como tudo funciona”, complementa.
Cronograma de diversão
Entretenimento virou o símbolo dos empreendimentos desde que a Aviva foi efetivamente formada. E durante esse período, este continuará sendo o foco. Segundo Diniz, cada mês será temático, garantindo diversão dos clientes. Confira o cronograma dos próximos meses:
Mês | Temática | Status | O que é? | Destaques |
Agosto | Bem Estar | CONFIRMADO | O mês todo com atividades voltadas ao bem estar | Aulas de zumba e ritmos variados, funcional, hidroginástica, meditação e relaxamento, aulas de yoga, alongamento e aulas de abdominal. |
Setembro | Sabores do Brasil | CONFIRMADO | Programação especial voltada à Gastronomia, destacando a culinária das regiões do Brasil | Aulas show de pratos típicos de todas as regiões do Brasil, oficinas gastronômicas, vila gastronômica com comidas típicas de todas as regiões do Brasil |
Outubro | Circo (resort) | CONFIRMADO | No resort tema circo para as crianças. No HP ativações de halloween pontuais no Xpirado. | Principal destaque: atividades/intervenções circenses – o halloween será uma ativação no Xpirado que deverá acontecer apenas em dias específicos da semana. |
Novembro | Festival Ginga | CONFIRMADO | O mês inteiro com aulas de dança de diversos ritmos no resort e parque | Aulas de ritmos solos e coreografias variadas, apresentações de espetáculos de dança |
Dezembro | Natal | CONFIRMADO | Natal da Turminha da Zooeira | Durante o mês teremos atividades com os personagens além da estreia do primeiro espetáculo oficial da Turminha da Zooeira. |
Uma novidade está sendo preparada exclusivamente para outubro, quando se comemora o Dia das Bruxas. Nesse período, o parque prevê a realização de uma ação exclusiva incluindo o Xpirado, uma das atrações mais radicais do parque aquático.
Além disso, o Réveillon ainda não conta com detalhes, visto que a rede ainda estuda exatamente como promoverá a festa prezando pela saúde de todos, mas garante realizar um trabalho focado na alegria dos visitantes.
*Fonte: Brasilturis