Cidade Aguaduna: Bahia vai ganhar empreendimento sustentável turístico

O Litoral Norte da Bahia vai receber o Cidade Aguaduna, um empreendimento sustentável turístico e habitacional, previsto para ter obras iniciadas no primeiro trimestre de 2021. Concebido no modelo de cidade inteligente, o investimento já teve protocolo de intenções assinado com o governo baiano em dezembro de 2019 e o seu conceito tem a sustentabilidade e a inovação como princípios fundamentais, conforme dados da Secretaria de Planejamento do Estado (SEPLAN). A previsão é que o empreendimento conte com investimentos da ordem de 250 milhões de euros, até 2024.

Concebido no modelo de cidade inteligente, o empreendimento será implantado na orla marítima da cidade de Entre Rios, no litoral Norte da Bahia. Foto: divulgação

 

Previsto para ser implantado na orla do município de Entre Rios, o empreendimento está sendo concebido com foco na sustentabilidade, baixa ocupação territorial, dentro do conceito de cidade inteligente (Smart City), contando com espaços residenciais, complexo hoteleiro e espaços destinados para esportes e serviços, a exemplo de escritórios e atividades comerciais. Além disso, o Cidade Aguaduna contará com geração de energia solar, eólica e por biomassa e apenas 14% da área será ocupada por estradas e construções.

“Já tivemos diversas reuniões com o grupo empresarial espanhol Naurigas, responsável pelo empreendimento, com foco no alinhamento entre o projeto e o desenvolvimento sustentável da região, envolvendo a comunidade local na geração de trabalho e renda”, disse o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

O representante do grupo Naurigas, Manuel Matutes, reforça o interesse da empresa na Bahia. “Estamos muito contentes e temos o desejo de trazer para a Bahia o conceito da Aguaduna, uma cidade inteligente que vai ter energias renováveis, mobilidade sustentável e sem poluentes, sistema de carros autônomos e tratamentos de resíduos. É um projeto inclusivo, que vai ficar muito conectado com as comunidades locais e com a natureza local, atuando como uma forma de preservação”.

Para o secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco, o empreendimento irá colocar a Bahia em uma posição de vanguarda no Brasil. “O fato de a Bahia ter sido a escolhida para receber um projeto com um conceito como esse é maravilhoso, pois tem foco no turismo, na tecnologia, mas com uma preocupação ecológica muito forte”, afirmou.

*Fonte: Portal A Tarde

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *