Em comunicado, Luís Araújo revela-se “extremamente orgulhoso por poder liderar uma organização europeia em nome do nosso país e do Turismo de Portugal, sobretudo numa altura em que o turismo europeu, e mesmo mundial, enfrenta um dos maiores, senão o maior desafio de sempre”.
Para já, Luís Araújo aponta a um objetivo fundamental que é “fazer com que o turismo tenha uma voz mais ativa dentro da União Europeia, através de uma melhor coordenação entre as posições dos diferentes estados-membros a favor do turismo em todo o espaço europeu que permitam uma recuperação rápida e sustentável do setor”.
Na General Meeting #99, realizada esta terça-feira, Portugal obteve 16 votos (entre os 29 expressos) e lidera agora a organização europeia que congrega 33 Organizações Nacionais de Turismo de 31 países, com os objetivos de “promover a Europa como destino turístico, partilhar conhecimento, estudos e dados sobre mercados, bem como ser uma voz única do setor em questões como a política de vistos, sustentabilidade, conectividade e trabalho”.
No que toca à promoção, a ETC e a Comissão Europeia (CE) estabeleceram uma parceria estratégica, a longo prazo, na promoção da Europa como principal destino turístico mundial, apoiando o desenvolvimento competitivo sustentável do setor através do intercâmbio de conhecimento, investigação turística e da promoção de modelos social e ambientalmente viáveis para a atividade. *Fonte: Publituris/PT.