Marco Zero, monumento turístico em Macapá (AP), registra inicio da Primavera

Por Vanessa Castro

A estação mais colorida do ano, a Primavera, começa nesta terça-feira (22.09), às 10h31. Sim, ela tem dia e hora precisa para começar, e é neste horário que um evento da natureza pouco frequente acontece no Marco Zero, um dos pontos turísticos mais famosos da capital do meio do mundo, Macapá (AP).

Marco Zero, em Macapá, simboliza a linha imaginária do Equador que corta a capital amapaense. Crédito: Márcia do Carmo/MTur

 

O cartão postal da cidade foi construído para observação do Equinócio, quando, duas vezes no ano, o sol alinha-se perfeitamente no círculo do monumento e projeta um raio de luz representando a linha imaginária do Equador. A palavra significa “noite igual”, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração.

Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha que divide o globo em hemisférios norte e sul. No local, moradores e turistas se divertem dizendo estar em dois lugares ao mesmo tempo e no estádio de futebol da cidade, o “Zerão”, as equipes jogam em lados opostos do planeta.

Para celebrar este fenômeno inabitual, astrônomos de diversas regiões do país farão uma transmissão ao vivo para explicar como funciona o Equinócio de Primavera, os movimentos da Terra, as constelações e outros assuntos sobre o universo. Promovida pela Associação Brasileira de Planetários (ABP), a live terá início às 10h e se estende até o horário exato em que ocorre a mudança de estação (10h31). (Assista no canal do Youtube da ABP)

PLANETÁRIOS

Segundo a Associação Brasileira de Planetários (ABP), o Brasil possui mais de 100 observatórios e é o país com o maior número deles no hemisfério sul e o segundo na América, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

*Fonte: Agência de Notícias do Turismo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *