A Organização Mundial de Turismo (OMT – UNWTO) está a apoiar uma iniciativa do European Bank for Reconstruction and Development (EBRD) que consiste numa plataforma de comercialização de tecnologias sustentáveis para o setor do turismo.
A plataforma Green Technology Selector disponibiliza mais de 26.000 tipos de tecnologia sustentável de diferentes produtores a hotéis e empresas de turismo. Os produtos têm o apoio da Green Economy Financing Facility (GEFF), do Green Trade Facilitation Programme (Green TFP) e do programa Finance and Technology Transfer Center for Climate Change (FINTECC) do EBRD.
Os produtos disponibilizados, de acordo com o comunicado da OMT podem ser “janelas e portas eficientes, isolamento térmico, iluminação, equipamento de construção e maquinaria, painéis solares fotovoltáicos e sistemas de aquecimento geotermais”.
A OMT apoia esta plataforma no sentido de fazer avançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, complementando as suas ferramentas de eficiência Nearly Zero Energy Hotels (neZEH) e Hotel Energy Solutions (HES).
O diretor para propriedades e turismo do EBRD, Vlaho Kojakovic, afirmou, citado em comunicado que “estamos satisfeitos por continuar a nossa cooperação com a OMT e apoiar o setor do turismo durante estes tempos difíceis da pandemia do coronavírus. Olhando mais além da crise acreditamos que o Green Technology Selector do EBRD vai contribuir para um sector do turismo mais eficiente nos próximos anos”.
A OMT e o EBRD são parceiros de longa data e em 2019 “renovaram o seu forte compromisso e assinaram um acordo no enquadramento do apoio do EBRD ao turismo inclusivo e sustentável nas economias onde o banco investe, particularmente na região do Mediterrâneo Sul e de Leste (SEMED) e nos Balcãs Ocidentais”.
O Green Technology Selector foi desenvolvido pelo EBRD segundo o programa GEFF com o apoio financeiro do Ministério Federal das Finanças Austríaco, e vai acelerar o financiamento relacionado com as alterações climáticas segundo esse programa e outros instrumentos financeiros do EBRD, com apoio de patrocinadores internacionais como a União Europeia (UE), o Green Climate Fund (GCF) e o Climate Investment Fund (CIF).
*Fonte: PressTur/PT; Imagem, crédito: Unsplash / Tobias Weinhold