O aeroporto Berlim Brandemburgo, a nova infraestrutura aeroportuária da capital alemã, tem abertura marcada para 31 de outubro, mas não vai contar com festa de inauguração devido ao tempo que demorou a construir e que se transformou numa chacota para os alemães.
“Não haverá uma grande festa, simplesmente vamos abrir”, afirmou Engelbert Luetke-Daldrup, chefe dos aeroportos da capital alemã, durante uma conferência de imprensa em que deu conta do sentimento de vergonha dos engenheiros alemães e na qual considerou que a construção do aeroporto se tornou num motivo de chacota para Berlim e para a Alemanha.
O sentimento de vergonha é justificado com os atrasos que a nova infraestrutura sofreu, já que o aeroporto, cuja construção arrancou em 2006, deveria ter ficado concluído em 2011, enquanto os custos derraparam dos 2.500 milhões de euros previstos no projeto original para cerca de seis mil milhões.
Com a entrada em funcionamento do aeroporto Berlim Brandemburgo, vão ser desativados os aeroportos de Berlim Tegel, que serve a zona oeste da capital alemã, e Schönefeld, que foi um antigo aeródromo comunista dos tempos da Guerra Fria e que agora vai ser integrado na nova infraestrutura.
As primeiras aterragens no novo aeroporto Berlim Brandemburgo vão acontecer no dia da abertura, a 31 de outubro, quando os aviões da Lufthansa e da easyJet aterrarem em simultâneo na nova infraestrutura.
*Fonte: Publituris/PT; Fotos: divulgação