Restaurante Tortuga chega ao terraço da Galeries Lafayette neste começo de outono em Paris

Por Pedro Sant´anna

Tortuga. Este é o nome do novo restaurante do jovem e premiado chef Julien Sebbag recém-instalado no terraço da Galeries Lafayette Haussmann, em Paris. Dedicado a explorar os sabores do mar (e também dos rios), o menu exalta o peixe, que é o ingrediente principal de diferentes combinações e preparos que ressaltam a sutileza do paladar.

Com o peixe como estrela do menu e instalado no telhado da tradicional loja de departamentos do Boulevard Haussmann, o espaço, sob o comando do jovem e premiado chef Julien Sebbag, oferece vista de 360 graus para os principais monumentos da Cidade-Luz

 

Em uma collab com o Grupo Moma, o chef (que também está à frente do Chez Oim, Créatures e Je Cuisine Chez Toi) leva sua mesa experimental para o terraço, na qual ele prepara, artesanalmente, peixes marinhos e de água doce pescados naturalmente e selecionados pessoalmente. A criação do Tortuga – uma referência a uma ilha das Antilhas que foi bastião de piratas no século 17 – resulta da colaboração de três apaixonados pelo que fazem: Sebbag, na cozinha; Franklin Azzi, na arquitetura; e Pierre Marrie, no décor e ambientação. Em conjunto, propõem um espaço onde cozinhar se torna um espetáculo e a experiência culinária começa assim que se chega ao salão, onde se encontra a cozinha central à vista dos clientes. Todos os sentidos estão envolvidos nesse momento de alquimia e a experiência é pensada como uma imersão, um momento especial entre o chef e o público.

 

Em relação ao cardápio, cada um dos pratos chega à mesa inebriado pelas memórias de Sebbag (foto) em seus deslocamentos mundo afora, como Peru, China e Japão. Outra particularidade do menu do Tortuga é que cada cliente faz a escolha como quiser, pois não há entrada ou prato principal. Do cru ao cozido, do quente ao frio, tudo é especialmente idealizado para transportar cada cliente a esse universo de sabores, aromas e texturas. Como detalhe de requinte para que esta experiência imersiva seja ainda mais memorável, até a louça, criada pela artista Suzy Lapierre d’Argy, foi desenvolvida para remeter a corais e ao fundo do mar. São peças únicas – colheres, pratos e tigelas – elaboradas, principalmente, com terra negra, a fim de se chegar o mais perto possível das ondulações de uma concha, por exemplo.

Nesse momento de degustação, a vista em 360 graus que se tem do terraço para os principais cartões-postais de Paris pode ser um ‘aperitivo’ – ou um bom motivo para se permanecer no local após o fim da refeição.

SOBRE A GALERIES LAFAYETTE

 Com mais de 120 anos de tradição, a Galeries Lafayette foi inaugurada em 1894 no Boulevard Haussmann. Hoje, é uma marca de notoriedade mundial, sinônimo de estilo parisiense e de elegância à francesa. Primeira loja de departamentos da Europa e com 70.000 m2 em três edifícios, recebe, atualmente, cerca de 100.000 visitantes/dia. Internamente, são 15.000 m2 dedicados à moda, com 3.500 marcas renomadas. Marcas das mais acessíveis às grifes mais desejadas do universo fashion estão presentes na Galeries Lafayette, como Louis Vuitton, Chanel, Prada, Gucci, Burberry, Balenciaga, MiuMiu, M.A.C, Lancôme, Dior e Sisley. A todos os clientes, oferece serviços sob medida de alta qualidade, que inclui personal shoppers e atendentes que falam português, salões privativos, entrega de compras no hotel e orientação no serviço de reembolso de impostos (12%).

Mais informações, acesse haussmann.galerieslafayette.com/pt-br/

*Fotos: divulgação

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