Por Pedro Menezes
A Argentina reabrirá suas fronteiras aéreas com o Brasil a partir de 2 de novembro. A informação foi confirmada pelo próprio ministro do Turismo e Esportes, da Argentina, Matías Lammens ao jornal La Nacion. Além dos turistas brasileiros, viajantes provenientes de Uruguai (incluindo via marítimo), Paraguai e Bolívia poderão cruzar as fronteiras em voos comerciais. As fronteiras terrestres, por sua vez, permanecerão fechadas.
Cada turista deverá apresentar o resultado negativo de teste PCR já no embarque, que detecta a Covid-19. Avalia-se ainda a possibilidade de exigir um novo teste swab ou outro tipo de análise na chegada ao destino. A quarentena, no entanto, não será necessária. A abertura das fronteiras para os países vizinhos funcionará como uma espécie de teste-piloto, uma vez que as fronteiras seguem fechadas para outros destinos.
“Tomamos a decisão pelo impacto econômico que a pandemia está tendo no setor. A abertura das fronteiras vai nos permitir medir o fluxo de turistas. Vamos ver como funciona a partir de novembro e como evolui para tomar uma decisão com relação aos outros países. Mas, no momento, não estamos pensando em abrir para a Europa ”, disse Lammens ao La Nacion. O ministro informou ainda que os visitantes deverão providenciar seguro médico.
*Fonte: mercado&eventos; Foto: Buenos Aires/Divulgação