Recuperação das viagens no mundo passará por inovação e consumo responsável

Por Paulo Atzingen 

A indústria de viagens passou por uma crise existencial este ano com um encolhimento real do PIB de -4,8% em 2020, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International.

A indústria de viagens está mostrando resiliência, agilidade e força em tempos de adversidade e mudanças de comportamento por parte dos viajantes. Foto: Divulgação/Arquivo PTT

 

 

Em seu novo relatório ‘Acelerando a inovação em viagens após o lançamento do Coronavirus’ a ser lançado dia 9 de novembro, a Euromonitor vai explorar como a inovação poderá ser a chave para a recuperação, à medida que as empresas tentam se recuperar e a digitalização e a sustentabilidade aceleram.

Segundo a empresa, a pandemia revelou algumas verdades desagradáveis sobre o impacto ambiental causado pelas viagens. O envolvimento da indústria com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é menor do que outras indústrias, como bens de consumo e embalagens, especificamente para consumo e produção responsáveis (ODS12), com 46,2% das empresas de viagens envolvidas, em comparação com uma média da indústria de 62,7%.

Essa consciência está levando os consumidores a questionar seus comportamentos de viagem e mudar em direção ao consumo responsável. “Globalmente, mais de um quinto dos consumidores consideram abandonar permanentemente as viagens internacionais com o desejo de reduzir as emissões de carbono e ficar mais perto de casa”, comenta Caroline Bremner, chefe de pesquisa de viagens da Euromonitor International.

“Esta mensagem é reforçada em regiões como Escandinávia e Europa, onde 65% das empresas de viagens nos países nórdicos estão implementando uma estratégia de sustentabilidade, 10% acima da média global”, complementa.

Para criar um ambiente mais seguro para os viajantes, o uso de inteligência artificial (IA) e automação foi acelerado, reinventando a jornada do cliente.

As experiências virtuais se tornaram populares com as cidades europeias, apresentando passeios virtuais “fora do caminho” liderados por habitantes locais; enquanto o sem contato e o autoatendimento, agora comumente usados, são reforçados com higiene mais rígida e medidas de distanciamento social.

A indústria de viagens está mostrando resiliência, agilidade e força em tempos de adversidade, e a inovação é um veículo fundamental para se adaptar ao novo normal e caminhar em direção à recuperação.

 *Diário do Turismo e Euromonitor, com colaboração do jornalista Amadeu Castanho

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