Por Pedro Menezes
Assim como já aconteceu com Alemanha e França, a nova onda da pandemia de Covid-19 obrigou Reino Unido e Portugal a decretarem um novo lockdown. Enquanto Portugal entrará em confinamento parcial a partir desta quarta-feira (4) pelo período de 15 dias, o Reino Unido volta a fechar suas portas na quinta-feira (5) por período de quatro semanas dias (até 2 de dezembro).
No Reino Unido, a ação vem depois de o país superar a marca de 1 milhão de casos da Covid-19. Os britânicos tiveram a primeira quarentena implementada em março. No país só será permitido sair de casa por razões específicas, como praticar exercícios, fazer compras essenciais ou cuidar de vulneráveis. Serviços não essenciais, como comércio e setor hoteleiro, serão fechados. Já bares, restaurantes e pubs apenas poderão vender alimentos para viagem.
Em Portugal, mais de 70% da população será afetada pelo lockdown parcial, com medidas, no entanto, menos rígidas do que as vivenciadas no início do ano. As escolas permanecerão abertas e restaurantes e estabelecimentos comerciais não essenciais terão que operar em horário reduzido.
*Fonte: mercado&eventos