Gramado (RS) – Por Felipe Lima
Após meses de planejamento, a Feira Internacional de Gramado – Festuris deu início à sua 32ª edição. A solenidade de abertura, que tradicionalmente conta com o hino nacional e o hino de Rio Grande do Sul, também marcou a entrega simbólica do certificado de covid-free, chancelado pelo Instituto Brasileiro em Excelência em Saúde (Ibes). O momento contou com uma bancada formada por importantes profissionais do setor, além de Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs da feira.
Marta inicia seu discurso deixando claro que aquele abraço é um desejo que deve ser postergado, dado o atual cenário, que vem auxiliando as pessoas a se acostumarem com o distanciamento. Mas ressalta que emoções humanas ainda estão presentes no evento e simbolizam bem a feira deste ano.
“Ao ver esse ambiente montado, somos tomados pela forte emoção, pela sensação de vitória. Mas se refletirmos um pouco, compreendemos que a realização da feira é apenas uma conquista. A vitória está mais adiante, quando o setor estiver retornando e reconstruindo junto a atividades turística”, comenta a CEO.
Zorzanello complementa e reduz em duas palavras o momento: resiliência e superação. “Se nós conseguimos chegar até aqui foi em função dessas duas palavras. Percebemos que não estamos sozinhos. Com muita união, conseguimos criar ações para minimizar os impactos da covid-19 e acompanhar importantes movimentos do setor, como o Supera Turismo Brasil”, exemplifica.
O profissional continua, ainda, que essas duas palavras se unem a uma terceira, que esteve muito presente durante a homenagem aos Amigos do Festuris, a gratidão. “Queremos agradecer ao governador e ao mercado no geral. Somos uma feira internacional e que está com uma forte presença de mercado estrangeiros, como Mônaco, Seychelles, São Francisco, Suíça, Tailândia, Costa do Marfim e Espanha”, se orgulha.
Importantes reforços
Carlos Melles, diretor presidente do Sebrae, um dos homenageados no Amigos do Festuris, não pode estar presente por fazer parte do grupo de risco. Mesmo assim, fez sua participação de maneira digital, reforçando a importância do Festuris, que chega à sua 32ª edição, e ressaltando que o apoio do Sebrae para o setor, assim como fez Sampaio. “Vamos fortalecer o turismo nacional”, declara o representante da CNC.
Lorenzoni também aproveitou o momento para agradecer Marta e Zorzanello quanto à promoção do evento e reforça que este é o tipo de trabalho que merece apoio e respostas de órgãos governamentais que atendam a necessidade da sociedade.
“Eu tenho orgulho de fazer parte de um governo que conseguiu dar essa resposta para vocês, para o que vocês fazem no turismo e para o desenvolvimento econômico. Reafirmo o meu compromisso e deixo claro que o estado está trabalhando para o desenvolvimento dessa indústria linda”, comenta.
O profissional ainda ressaltou uma visão ambiciosa quanto ao futuro estadual e nacional. “Queremos que Rio Grande do Sul seja o principal destino do Brasil e que o nosso país seja o principal destino global. Não nos fala força, entusiasmo, competência e vocação. Viva o turismo brasileiro”, conclui.
*Fonte: Brasilturis