Por Ana Azevedo
O Rio Grande do Norte (RN) anunciou durante o Festuris Gramado (RS), que as celebrações de Natal e Ano Novo acontecerão com medidas de segurança e protocolos preventivos da covid-19. De acordo com o decreto estadual, o limite é de três mil pessoas no evento.
A participação do estado no Festuris visa ressaltar o selo Safe Travels obtido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), além do selo Turismo Mais Protegido, criado pelo RN. Bruno Reis, presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) ressalta ainda que mais de dois mil profissionais do turismo que lidam diretamente com o público foram capacitados.
“Quisemos capacitar aqueles que atuam na linha de frente do turismo, o recepcionista, bugueiro e atendente. Somos o único estado com capacitação própria em parceria com o Senac e Sebrae. Somos também, o único estado que colocou o Turismo na tributação. Ao colocar o CPF na nota fiscal, o cidadão pode trocar seus pontos por passeios de buggy e diárias em hotéis. Dessa forma, com o projeto Turismo Cidadão, a gente estimula os mais vulneráveis e o lazer do potiguar no estado”, ressalta.
A iniciativa faz parte da campanha “Meu Rio Grande do Norte”, ação direcionada aos moradores do estado para estímulo da atividade turística interna. Reis compartilha também a previsão de que até o final do ano, a malha aérea esteja com 80% do volume de operações de 2019.
A fim de discutir estratégias para retomada e promover os destinos para os potiguares, Bruno Reis (foto) ressalta a Feira e Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte, que acontecerá entre os dias 26 e 27 de novembro, das 14h às 20h, no pavilhão novo do Centro de Convenções de Natal.
Reis fala também sobre o papel do Nordeste na retomada, que já pode ser visto com a movimentação da aviação. “O setor aéreo sabe que o Nordeste será importante e terá bastante atenção nessa retomada. A demanda é tanta que a Azul por exemplo, está com 20 voos diretos fretados para o RN de destinos como São Paulo, Uberlândia, Belo Horizonte e mais. No caso de BH, notamos um volume crescente de passageiros chegando pela Latam e Gol, o que me faz pensar que a Azul poderá transformar essa conexão em uma rota regular”, pontua.
*Fonte: Brasilturis; Fotos: divulgação