O comportamento do turista que visita Santa Catarina e deixa o estado pelo Aeroporto Internacional de Florianópolis é foco da nova pesquisa coordenada pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), realizada em parceria com a Superintendência de Turismo de Florianópolis e a Floripa Airport. A pesquisa está sendo aplicada nas áreas de embarque nacional e internacional do aeroporto, abordando os viajantes que estão retornando aos seus locais de origem.
– Queremos levantar informações sobre a viagem realizada no estado e compreender quais motivos trouxeram esse turista, se ele retornaria numa próxima ocasião, entre outros dados sobre o perfil desse visitante – explica a diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer. De acordo com ela, a intenção é de que a pesquisa passe a ser permanente e sirva como piloto para orientar a sua implantação em outros aeroportos de Santa Catarina.
Luana também destaca a importância da cooperação entre a Santur, a Superintendência de Turismo e a Floripa Airport para executar o trabalho de investigação. Os pesquisadores, viabilizados pela Superintendência, receberam treinamento de abordagem, fizeram o reconhecimento da sala de embarque e testaram a aplicação do questionário. A Santur foi responsável pela elaboração da pesquisa, análise e formatação de dados, além da preparação do painel para acompanhamento online das informações coletadas.
– Nós acreditamos muito no potencial de crescimento do turismo em Santa Catarina. Nosso estado é riquíssimo em atrativos tanto para o turista nacional quanto internacional. Mas para crescer, precisamos conhecer quem nos visita e quais suas percepções. A Floripa Airport está aberta para ser parceira em iniciativas voltadas à melhoria do nosso produto turístico – comenta Ricardo Gesse, CEO dos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé.
O Superintendente de Turismo de Florianópolis, Fábio Queiroz, reforça a relevância da pesquisa – foto, divulgação– sobre o perfil do passageiro e a motivação da viagem, além de conhecer a percepção do visitante em relação aos protocolos de segurança adotados no destino no combate à Covid-19.
– São informações valiosas que nos permitem avaliar o trabalho que vem sendo feito, especialmente quanto às medidas de segurança adotadas e fazer as melhorias e ajustes que sejam importantes para o turismo – comenta.
A Floripa Airport está prestando todo apoio operacional para que o trabalho possa ser realizado no local com atenção às medidas de prevenção à Covid-19. Os pesquisadores, devidamente identificados para a abordagem dos passageiros, seguem as medidas de segurança já conhecidas, como uso de máscara e álcool gel. Ainda nesse sentido, para diminuir o contato com os viajantes, estão sendo utilizados cartões com um QR code e o participante pode responder o questionário utilizando o próprio aparelho de telefone.